segunda-feira, 16 de março de 2015

UM IOGURTE POR DIA

Sabes que o leite, o iogurte e o queijo são alimentos equilibrados, pois fornecem-nos uma grande variedade de nutrientes. São especialmente importantes como fonte de cálcio (essencial para termos bons dentes  bons ossos), de proteínas (especialmente importantes na fase de crescimento) e de vitaminas.
Os microrganismos úteis existentes no iogurte são, também, reguladores do funcionamento do intestino grosso, ajudando à eliminação das fezes.
O iogurte é um alimento recomendado para combater o excesso de peso e a obesidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 32% das crianças portuguesas com 11 anos têm excesso de peso e a solução passa por ter uma alimentação saudável e equilibrada.
17 de maio é o Dia do Iogurte.
Queres participar no passatempo? 
Indica esse teu interesse em comentários a esta postagem.

COMO SE FORMAM OS NUTRIENTES QUE OBTEMOS DAS PLANTAS? COMO SE FORMA O OXIGÉNO QUE RESPIRAMOS?

Sabes que a planta recebem os sais minerais e a água, que entram pela zona pilosa da raíz e constituem a seiva bruta. Sabes também que a seiva bruta sobe pelo caule até às folhas, onde se vai dar um fenómeno essencial à vida na Terra: a fotossíntese.
Por onde sobem os sais minerais e a água?
A água e sais minerais (seiva bruta) sobem pelos vasos condutores internos da planta.
Retirado aqui
Por que são verdes as plantas?
Os pigmentos verdes das folhas, que separámos na aula, a que chamámos clorofila, desempenham uma função muito importante nas plantas: captam a energia da luz solar que permite a produção da matéria orgânica que forma a seiva elaborada: os nutrientes, em especial glúcidos (na forma de amido). Algumas plantas produzem também proteínas e lípidos que acumulam como reserva nas raízes (exº: cenoura e nabo), nos caules (exº batata, cebola, ...), nas folhas (exº alface, couves, ...), nas flores (exº couve-flor, bróculos, ...), nos frutos (cerejas, maçã, laranja, ...) e nas sementes (feijão, fava, milho, ...). Esses são os nutrientes energéticos que utilizamos na alimentação.

Retirado aqui
Como se formam os nutrientes?
Enquanto os pigmentos de clorofila captam a luz solar/energia e a seiva bruta chega às folhas, as plantas recebem também o dióxido de carbono do ar, que entra pelos estomas (orifícios que existem na página inferior das folhas), que funcionam como "narizes" das plantas.
Durante esse processo, a que se chama fotossíntese, em que as plantas produzem matéria orgânica (os nutrientes necessários à nossa alimentação), é produzido oxigénio que sai para o ar, purificando-o.
As plantas são, por isso mesmo, essenciais à vida na Terra: produzem alimentos e oxigénio essenciais à manutenção da VIDA na Terra.
Sabes agora por que motivo é essencial ter hortas, campos, florestas e, também, os parques verdes nas cidades?