terça-feira, 19 de maio de 2015

DEFESAS DO ORGANISMO

Sabes que o Homem possui um sistema de defesas naturais que o protege:
·         Defesas externas – pestanas, sobrancelhas, pele, lágrimas, saliva, etc.
·         Defesas internas – glóbulos brancos  que fazem a diapedese e a fagocitose e que promovem a produção de anticorpos; temos também outras defesas como os gânglios linfáticos.

O contágio, que é a transmissão do micróbio de uma pessoa doente para outras pessoas, faz-se pelos espirros, pelo ar, pelas superfícies (corrimão, maçaneta das portas, tampo das mesas, etc.), pela mãos, etc.
Para perceberes as notícias dadas na televisão, no noticiário ou em telenovelas que vais vendo, é necessário conhecer os termos que usam sobre questões de saúde. Se já és capaz de perceber o que dizem sobre contágio, gripes, vacinas, epidemias e pandemia, etc. ... é porque os teus conhecimentos sobre saúde (literacia da saúde) estão a melhorar.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

"À DESCOBERTA DO CORPO" - como se formam os bebés.

Agora já sabes que os óvulos se formam nos ovários e os espermatozóides se formam nos testículos.
Quando se dá a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) forma-se um ovo que vai dar origem  a um novo ser: o bebé.
Como se forma o bebé?
Desde o momento em que se dá a fecundação, até ao nascimento do bebé, são várias as fases de desenvolvimento do novo ser.
O que acontece ao ovo?
O ovo segue nas trompas de Falópio em direção ao útero, dividindo-se até formar a mórula que vai dar origem ao embrião. Cerca de 7 dias depois, fixa-se no endométrio. À fixação no endométrio chama-se nidação
Depois da nidação o endométrio fica mais espesso e forma os anexos embrionários, que dão origem:
  • à placenta  - permite as trocas de  nutrientes e de produtos de excreção entre a mãe e o embrião;
  • ao âmnio - membrana que envolve o embrião, dentro da qual existe o líquido amniótico que protege o novo ser de movimentos bruscos  e diferenças de temperatura;
  • ao cordão umbilical - que liga a mãe ao novo ser.
Até cerca de 9 semanas de gestação o novo ser é designado por embrião.

O que acontece ao embrião?
Os anexos embrionários possibilitam a proteção, respiração, alimentação e excreção do novo ser, apesar de estar dentro do ventre materno.
Gestação - processo de formação do novo ser dentro do ventre materno.
Gravidez - processo que ocorre na mãe, durante o qual o seu filho está a formar-se no seu útero.

O que é o feto?
Desde as 9 semanas de gestação, quando já se observam braços, pernas, olhos, nariz e boca, até ao nascimento, o novo ser tem a designação de feto.