sábado, 11 de abril de 2009

RESPIRAÇÃO CELULAR

As pessoas pensam que a respiração é um fenómeno que se passa nos pulmões e já percebeste que não é bem assim.
Sabes agora que os alimentos que comemos são constituídos por nutrientes que são "separados" nos seus constituintes durante a digestão e que, após a absorção digestiva, seguem pelo sangue até às células.
Sabes também que o oxigénio que inspiramos segue até aos pulmões e que, após a hematose pulmonar, segue pelo sangue, transportado pelas hemácias/glóbulos vermelhos até às células.
Podemos comparar cada célula a uma fábrica que recebe como matéria-prima o oxigénio e os nutrientes que utiliza para renovação e produção de novas células; durante esse processo produz energia e liberta resíduos e dióxido de carbono ... a esse fenómeno chama-se RESPIRAÇÃO CELULAR.
Gastamos a energia na actividade física ...
Libertamos os resíduos gasosos através do sistema respiratório (dióxido de carbono e vapor de água) e os resíduos dissolvidos na água através do sistema urinário e da pele.
A esse processo, que se passa nas células, chama-se então respiração celular, porque há trocas gasosas (entra oxigénio e sai dióxido de carbono) e passa-se nas células.