quinta-feira, 11 de outubro de 2018

REFEIÇÕES: como evitar excesso de açúcar, gorduras e sal?

Retirado aqui.
O consumo excessivo de açúcar, o sal e as gorduras, são as principais causas das doenças atuais. 
Nos últimos 50 anos o peso de açúcar triplicou na alimentação diária. Há cada vez mais gente com diabetes, obesidade e colesterol, até mesmo desde a adolescência. No passado estas doenças só pareciam em adultos. 
Em Portugal há adolescentes com diabetes, hipertensão, colesterol elevado. E o açúcar é a principal causa desses problemas.
Observa a composição indicada na rotulagem dos alimentos. Ultrapassa a dose indicada no esquema? Não compres!
Até 2016 cada pacotinho de açúcar pesava 8 g. Em janeiro de 2017 foi publicada uma lei que obrigou  a baixar para 5 g. Sabes porquê?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha um adulto saudável a não ultrapassar 25 de açúcar por dia  = 5 pacotinhos.
Para uma criança é muito menos. Mas, na verdade,  em Portugal, os pais dão às crianças  cerca de 160 g de açúcar por dia (32 pacotinhos). Sabes porquê?
Comem pequeno-almoço, lanches e refeições, com grande quantidade de açúcar:
  • 200 ml de néctar =  20 g açúcar (depende da marca)
  • 250 ml de coca-cola = 25 g açúcar (depende da marca)
  • 250 ml ice-tea = 17 g de açúcar
  • bolo de arroz = 25 g = 5 pacotinhos açúcar
  • Gomas (100g) = 60 g açúcar =  
  • 60 g de cereais de pequeno-almoço + leite = 30 g açúcar (6 pacotinhos)
  • Iogurte com açúcar + bolachas de chocolate = 30 g açúcar (6 pacotinhos)
  • Lasanha + coca-cola + gelatina (com açúcar) = 47 g açúcar (9 pacotinhos)
  • Néctar (200 ml) + pão com chocolate = 35 g açúcar (7 pacotinhos)
Quem usa estes alimentos com frequência come:
Por dia: 160  a 200 g de açúcar 
Por semana: 1,2 a 1,4 kg  açúcar

Sabes que devemos beber 1, 5 a 2 litros de água por dia (6 a 8 copos).
Sabes distinguir outras bebidas usada por crianças e adolescentes?
  • Sumos 100% - frutos.
  • Néctares de pera, maçã e pêssego: 50% de sumo + água + açúcar + aditivos alimentares 
  • Néctares de maracujá  e manga: 25% de sumo + água + açúcar + aditivos alimentares
  • Refrigerantes de sumo: 8% na laranja, 6% no ananás e16 % para a uva, maçã e pêra. O resto é água + açúcar  + aditivos alimentares + gás. 
  • Refrigerantes aromatizados: não tem sumo; água + açúcar  + aditivos alimentares.
Mas também há açúcar escondido em alimentos: o fiambre, as sopas instantâneas, o ketchup e outros molhos, são exemplos de alimentos com açúcar, cuja presença não é fácil de perceber.
A fruta, leite, cereais e leguminosas, batata doce, beterraba,  são alimentos adocicados porque têm glícidos naturais (hidratos de carbono). O açúcar de pacote, feito de sacarose (retirada da cana-de-açúcar) não é necessário ao nosso organismo. E tem riscos elevados na nossa saúde.  
Para saber mais:
- consulta o descodificador de rótulos: não compres se a quantidade de açúcar ou gordura é assinalada a vermelho; evita se está assinalada  amarelo. Faz uma escolha alimentar saudável.
- consulta


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