terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VACINAS E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Percebeste que uma vacina é constituída por microrganismos mortos, enfraquecidos ou pelas suas toxinas de uma determinada doença e que, quando são introduzidos no nosso organismo, provocam uma resposta do sistema imunitário que produz anticorpos específicos contra essa doença.
Esses anticorpos ficam "guardados" e, se mais tarde estivermos em contacto com a doença, actuam de imediato e não ficamos doentes. Os anticorpos ganham a batalha muito rapidamente.
Para perceberes melhor como actuam as vacinas vê os filmes: A, B e C.

Sabes o que é o Plano Nacional de Vacinação? Consulta o Portal da Saúde.
Verifica o teu Boletim de Vacinas. Está actualizado? Quando é que tens de fazer a próxima vacina?

ANTICORPOS ... viroses e vacinas

Parece muito complicado mas é simples ...
Sabes que os microrganismos que provocam doenças são chamados patogénicos e podem ser mais ou menos "fortes"; os glóbulos brancos conseguem combater os microrganismos "menos fortes" mas, nem sempre é fácil combaterem os mais "fortes". Por isso mesmo é que os glóbulos brancos precisam da ajuda de uns amigos especiais, os anticorpos, que o nosso organismo produz contra cada uma dessas doenças.
É o que acontece quando temos gripe - ficamos com febre alta, dores no corpo e mal estar ... enquanto o nosso corpo produz os anticorpos; de seguida os anticorpos combatem os vírus dessa gripe, a febre e os outros sintomas passam e ficamos de novo bem. Devido a este processo ganhamos imunidade de forma natural contra essa doença, o que significa que passamos a estar protegidos e, se no futuro estivermos em contacto com alguém que tenha essa gripe, não ficamos doentes.

Com as VACINAS é semelhante ...
Para muitas crianças é a "pica" de que têm medo.
Mas o que são afinal as vacinas e para que servem? São constituídas por microrganismos patogénicos mortos, enfraquecidos ou pelas suas toxinas, que os glóbulos brancos detectam pensando que são microrganismos vivos e fortes; enganados desta forma, levam o organismo a produzir os tais amigos especiais, os anticorpos específicos contra os microrganismos patogénicos que estavam na vacina.
O resto já sabes ... logo que os anticorpos sejam formados a pessoa fica protegida contra essa doença ou seja ganhou imunidade de modo artificial, contra essa doença.
Queres saber mais? Indica as tuas dúvidas ... podes escrever em comentários.