sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ERROS ALIMENTARES - excesso e carência de nutrientes

Os erros alimentares são devidos a uma alimentação errada, desequilibrada, que não cumpre as indicações da Roda dos Alimentos e podem ser devidos:

1. A excesso de nutrientes - de lípidos ou gorduras (porque se abusa dos fritos, dos bolos com creme, dos folhados, das carnes gordas, etc); de glúcidos (quando se abusa dos doces, refrigerantes, bolos, etc); de proteínas (quando se come excesso de carne, especialmente carne vermelha).
A obesidade, as doenças do coração e vasos sanguíneos bem como a cárie dentária e algumas doenças dos rins, são devidas a erros alimentares.

2. À falta de nutrientes (carências alimentares) - quando uma criança ou jovem não come proteínas, legumes e frutos em quantidade suficiente, tem problemas de crescimento, baixa resistência, dificuldades de aprendizagem e falta de defesas contra as doenças.
Há pessoas que fazem um alimentação cara, mas não comem alimentos de todos os setores da Roda dos Alimentos e por isso mesmo têm falta de minerais (cálcio, fósforo, ferro, flúor) e de vitaminas... e ficam doentes.

A alimentação diária deve fornecer variedade e quantidade de nutrientes que necessitamos para o dia-a-dia; mas as necessidades nutricionais (em nutrientes) dependem da idade, do tipo de actividade física e do estado de saúde.
Uma alimentação pobre em cálcio deixa "marcas" no corpo ... pois os ossos ficam muito fracos, podendo partir com facilidade; esta doença é conhecida por osteoporose e provoca diminuição de altura à medida que as pessoas envelhecem. Se, ao longo da vida, uma pessoa não comer alimentos fornecedores de cálcio (leite, queijo ou iogurte, feijão, espinafres, bróculos, etc) em quantidade suficiente e não praticar atividade física, terá problemas ósseos.
A falta de atividade física e uma alimentação errada, com excesso de gorduras e açúcar, dão mau resultado ... por isso se diz que a saúde e a forma física dependem das nossas escolhas diárias.
Quem dá preferência a uma alimentação pobre em vegetais, frutos e leite... e prefere alimentos ricos em gordura (batatas fritas, folhados, bolachas com gordura) e guloseimas (refrigerantes, doces, gomas, etc.), facilmente ficará doente e obeso.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Quando uma Alimentação é COMPLETA, VARIADA e EQUILIBRADA, diz-se que é uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Sabes o significado desses termos?
Alimentação Completa - devemos comer alimentos dos diferentes setores da Roda em todas as refeições, ou pelo menos ao longo de cada dia.
Alimentação Equilibrada - comer mais dos setores maiores  menos dos setores menores
Alimentação Variada - variar de alimentos de refeição a refeição e ao longo da semana. Exº: ao almoço carne +...; ao jantar peixe +...

Roda dos Alimentos dá-nos informações sobre o modo como devemos escolher os alimentos no dia a dia.

Aprendeste que há 7 nutrientes:glúcidos, protídos, lípidos, vitaminas, minerais, fibras e água.
Observa a Roda dos Alimentos e tenta associar os alimentos aos nutrientes que cada um contém.
É bom que saibas que os alimentos estão associados na Roda em função dos nutrientes que contêm. Agora vai ser fácil aprenderes a escolher alimentos de modo a fazer uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL que vai manter-te elegante, saudável e te ajude a estar com atenção e interessado nas tarefas da aula e, ainda, a ter bom resultado no desporto que praticas. 
Lembra-te que os constituintes dos alimentos nos ajudam no raciocínio, memória e também no equilíbrio, resistência e força física.

Não esqueças:
  • os alimentos do setor dos lípidos (gorduras) devem estar presentes em pequena quantidade na nossa alimentação; 
  • há alimentos que não parecem conter gorduras mas que afinal as contêm em quantidade elevada tal como o chocolate, os panikes e os folhados... ricos em gorduras "escondidas";
  • há também açúcares "escondidos" nos refrigerantes, em cereais de pequeno almoço e em bolos.

Para saberes mais sobre alimentação e ajudar a tua família a escolher alimentos saudáveis  pesquisa e informa-te: