sexta-feira, 9 de junho de 2017

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS - um risco para o futuro

Sabes que há regras a cumprir quando tomamos antibióticos.
Mas, como nem toda  agente as cumpre, há bactérias que começam a habituar-se a alguns antibióticos e tornam-se cada vez mais fortes. Ficam resistentes a esses antibióticos.
Tens uma doença provocada por uma bactéria e o médico receitou-te um antibiótico?
Deves tomar:
  • a dose receitada
  • no intervalo de tempo indicado (8 em 8 h ou 12 em 12 h, ...)
  • até ao fim.
Retirado aqui


Por que razão há bactérias resistentes aos antibióticos?

1. Tomar antibióticos sem receita médica  - Tomar antibiótico para qualquer coisa – sem o pedido médico – é um dos maiores perigos. 

2. Os antibióticos (e todos os outros medicamentos)  fora de prazo devem ser entregues na farmácia - remédios deitados na pia, na sanita ou no lixo, podem entrar em contacto com bactérias, tornando-as mais fortes. Entregue-os na farmácia.

3. Criação de animais - muitos produtores exageram na aplicação de medicações que afastam as bactérias dos animais e até das plantações. 

Como as nossas mãos estão sempre em contacto com superfícies com micróbios perigosos, a melhor maneira de acabar com bactérias patogénicas é lavando as mãos.

domingo, 4 de junho de 2017

VACINAS - por que razão são importantes à nossa saúde?

Parece muito complicado mas é simples ...
Sabes que os microrganismos que provocam doenças são chamados patogénicos e podem ser mais ou menos "fortes"; os glóbulos brancos conseguem combater os microrganismos "menos fortes" mas, nem sempre é fácil combaterem os mais "fortes". Por isso mesmo é que os glóbulos brancos precisam da ajuda de uns amigos especiais, os anticorpos, que o nosso organismo produz contra cada uma dessas doenças. 
É o que acontece quando temos gripe - ficamos com febre alta, dores no corpo, mal estar, etc. - enquanto o nosso corpo produz os anticorpos; de seguida os anticorpos combatem os vírus dessa gripe, a febre e os outros sintomas passam e ficamos de novo bem. Devido a este processo ganhamos imunidade de forma natural contra essa doença, o que significa que passamos a estar protegidos e, se no futuro estivermos em contacto com alguém que tenha essa gripe, não ficamos doentes. Os anticorpos guardados combate logo o vírus da gripe.

Com as VACINAS é semelhante ... 
Para muitas crianças é a "pica" de que têm medo. 
Mas o que são afinal as vacinas e para que servem? São constituídas por microrganismos patogénicos mortos, enfraquecidos ou pelas suas toxinas, que os glóbulos brancos detectam pensando que são microrganismos vivos e fortes; enganados desta forma, levam o organismo a produzir os tais amigos especiais, os anticorpos específicos contra os microrganismos patogénicos que estavam na vacina. 
O resto já sabes ... logo que os anticorpos sejam formados a pessoa fica protegida contra essa doença ou seja ganhou imunidade de modo artificial, contra essa doença.
Queres saber mais? Indica as tuas dúvidas ... podes escrever em comentários.

Agora já sabes que as vacinas evitam as doenças e protegem as pessoas do sofrimento e da morte.  Percebes, com certeza, por que motivo devemos ter as vacinas em dia e cumprir o Programa Nacional de Vacinação. 
É importante que mostres este esquema aos teus pais e avós pois, ao longo da vida, têm de fazer  a vacina contar o tétano: de 20 em 20 anos até aos 65 e depois dos 65, de 10 em 10 anos.

Siglas utilizadas para a designação das vacinas (Portugal):

VHB - vacina contra Hepatite B; DTPaHibVip - vacina pentavalente contra Difteria, Tétano, Tosse convulsa, Poliomielite e Hemophilus influenzae b; DTPaHibVIPVHB - vacina hexavalente contra Difteria, Tétano, Tosse convulsa, Poliomielite, Hemophilus influenzae b e Hepatite B; DTPaHib - vacina contra Difteria, Tétano, Tosse convulsa e Haemophilus influenzae b; DTPaVIP - vacina contra a Difteria, Tétano, Tosse convulsa e Poliomielite; MenC - vacina contra Neisseria meningitidis C (meningite); VASPR - Vacina contra sarampo, papeira e rubéola; HPV - Vacina contra vírus do Papiloma humano [(a) apenas para raparigas]; Td - Vacina contra o tétano e a difteria.

Se és rapariga é importante que percebas por que motivo deves ser vacinada contra as seguintes doenças:
  • Rubéola - vacinar uma rapariga contra a rubéola permite que o seu organismo produza anticorpos especiais contra este vírus evitando assim a doença; o vírus da rubéola é muito perigoso se uma mulher grávida for contagiada pois o feto (bebé que está a formar-se) pode vir a sofrer de problemas auditivos (surdez, etc.) ou alterações na parte neurológica (sistema nervoso) e motora (movimento). 
  • Vírus do Papiloma Humano (HPV) - a vacina é gratuita, deve ser feita entre os 10 e os 13 anos e vai permitir que o teu organismo produza anticorpos especiais contra o HPV, criando defesas contra o cancro do colo do útero, uma doença cada vez mais frequente nas mulheres.   
Sabes por que motivo morreu uma jovem de 17 anos? Por não ter a vacina contra o sarampo

Vê o filme para perceberes melhor como atuam as vacinas: Era uma vez  vida: a vacinação.
As escolas colaboram na identificação de alunos que não têm as vacinas em dia. 
Verifica o teu Boletim de Vacinas. Está actualizado? Quando é que tens de fazer a próxima vacina?

E, se um dia estiveres doente, podes tirar dúvidas através da Linha Saúde 24 (808242424).