Parece muito complicado mas é simples ...
Sabes que os microrganismos que provocam doenças são chamados patogénicos e podem ser mais ou menos "fortes"; os glóbulos brancos conseguem combater os microrganismos "menos fortes" mas, nem sempre é fácil combaterem os mais "fortes". Por isso mesmo é que os glóbulos brancos precisam da ajuda de uns amigos especiais, os anticorpos, que o nosso organismo produz contra cada uma dessas doenças.
É o que acontece quando temos gripe - ficamos com febre alta, dores no corpo, mal estar, etc. - enquanto o nosso corpo produz os anticorpos; de seguida os anticorpos combatem os vírus dessa gripe, a febre e os outros sintomas passam e ficamos de novo bem. Devido a este processo ganhamos imunidade de forma natural contra essa doença, o que significa que passamos a estar protegidos e, se no futuro estivermos em contacto com alguém que tenha essa gripe, não ficamos doentes. Os anticorpos guardados combate logo o vírus da gripe.
Com as VACINAS é semelhante ...
Para muitas crianças é a "pica" de que têm medo.
Mas o que são afinal as vacinas e para que servem? São constituídas por microrganismos patogénicos mortos, enfraquecidos ou pelas suas toxinas, que os glóbulos brancos detectam pensando que são microrganismos vivos e fortes; enganados desta forma, levam o organismo a produzir os tais amigos especiais, os anticorpos específicos contra os microrganismos patogénicos que estavam na vacina.
O resto já sabes ... logo que os anticorpos sejam formados a pessoa fica protegida contra essa doença ou seja ganhou imunidade de modo artificial, contra essa doença.
Queres saber mais? Indica as tuas dúvidas ... podes escrever em comentários.
Agora já sabes que as vacinas evitam as doenças e protegem as pessoas do sofrimento e da morte. Percebes, com certeza, por que motivo devemos ter as vacinas em dia e cumprir o Programa Nacional de Vacinação.
É importante que mostres este esquema aos teus pais e avós pois, ao longo da vida, têm de fazer a vacina contar o tétano: de 20 em 20 anos até aos 65 e depois dos 65, de 10 em 10 anos.
Siglas utilizadas para a designação das vacinas (Portugal):
VHB - vacina contra Hepatite B; DTPaHibVip - vacina pentavalente contra Difteria, Tétano, Tosse convulsa, Poliomielite e Hemophilus influenzae b; DTPaHibVIPVHB - vacina hexavalente contra Difteria, Tétano, Tosse convulsa, Poliomielite, Hemophilus influenzae b e Hepatite B; DTPaHib - vacina contra Difteria, Tétano, Tosse convulsa e Haemophilus influenzae b; DTPaVIP - vacina contra a Difteria, Tétano, Tosse convulsa e Poliomielite; MenC - vacina contra Neisseria meningitidis C (meningite); VASPR - Vacina contra sarampo, papeira e rubéola; HPV - Vacina contra vírus do Papiloma humano [(a) apenas para raparigas]; Td - Vacina contra o tétano e a difteria.
Se és rapariga é importante que percebas por que motivo deves ser vacinada contra as seguintes doenças: