domingo, 8 de novembro de 2009

ROTULAGEM=Informação ao Consumidor

Quando vais às compras verificas que todos os alimentos são vendidos em embalagens completamente fechadas.
A embalagem tem como função garantir o isolamento do produto em relação ao ambiente exterior impedindo a sua contaminação por microrganismos ou produtos químicos; logo, se verificares que uma embalagem está danificada (estragada), deves avisar o funcionário para que a retire da prateleira.
Mas nem sempre foi assim ...
Quando os teus avós ou bisavós eram da tua idade os produtos eram vendidos a granel e cada pessoa pedia a quantidade que pretendia comprar, que era colocada no saquinho ou vasilha que a própria pessoa levava quando ia fazer compras; lembra-te que não havia sacos de plástico.
Vamos centrar-nos nos ovos para perceber este processo ...
Se alguém queria saber quanto tempo tinham os ovos, quem era o dono das galinhas, o que comiam, ou se havia a garantia de não estarem doentes ... perguntava ao dono da mercearia e as informações eram dadas oralmente. Normalmente o dono das galinhas era um vizinho.
Hoje em dia há aviários, embalamento dos ovos, transporte através de camiões, distribuição através dos super e hipermercados ... e todo o processo é desconhecido para nós.
Como é importante ter acesso a informações sobre os ovos, pois queremos ter garantia de qualidade/segurança dos alimentos que comemos, temos à nossa disposição a ROTULAGEM ou seja um conjunto de informações sobre o produto que pretendemos comprar.
Por isso se diz que a ROTULAGEM é o BILHETE DE IDENTIDADE DO PRODUTO.
Quando vais às compras é importante consultar a informação que o rótulo nos dá sobre o produto.
Um consumidor informado vale por dois.


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Excessos alimentares

A Roda dos Alimentos dá-nos informações sobre a forma como devemos alimentar-nos e diz-nos que a alimentação saudável deve ser completa, variada e equilibrada.
Não foi novidade que o excesso de lípidos, glúcidos e prótidos faz mal à saúde; mas muitos ficaram surpreendidos quando perceberam que há alimentos com lípidos e açúcar "escondidos".
Sabes se os alimentos que comes no dia-a-dia são ou não ricos em gordura e açúcar? Já te deste ao trabalho de procurar na rotulagem?
Sabes quais são as consequências na saúde do excesso de proteínas, lípidos e glúcidos?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

COMO AJUDAR O SISTEMA IMUNITÁRIO?

Queres melhorar as defesas contra as infecções?
Aqui tens alguns conselhos:
  • Evita alimentos ricos em açúcar - refrigerantes, gomas, bolos, etc.
  • Evita alimentos ricos em gordura saturada - fritos, carnes gordas, etc; o azeite também é uma gordura, mas das que beneficia o sistema imunitário.
  • Convém ter o peso certo - nem magreza a mais nem obesidade.
  • O exercício físico regular beneficia o sistema imunitário; exercícios muito violentos e prolongados prejudicam.
  • Frequenta ambientes calmos e evita discussões; o stress prejudica o sistema imunitário.
  • Evita ambientes de fumo e não fumes; o tabaco diminui as defesas.
  • Dorme o tempo necessário - 9 horas é o ideal para quem estuda; descansa alguns momentos ao longo do dia.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA ou GRIPE "MEXICANA"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alterou o nível de risco de pandemia para 5.
É importante que estejamos atentos, com calma, sem alarmismo e agindo com responsabilidade e tranquilidade.
Devemos seguir as medidas de higiene indicadas para evitar a gripe humana:
  • evitar contacto próximo com pessoas que tenham febre e tosse;
  • lavar as mãos com frequência e minuciosamente com água e sabão;
  • ter bons hábitos de saúde:
  1. dormir cerca de 9 horas por noite;
  2. uma alimentação equilibrada de acordo com a Roda dos Alimentos, sem esquecer frutos, legumes e muita água ( mínimo 2 litros/dia);
  3. praticar actividade física;
  4. arejar a casa e local de trabalho.
Se se sentir doente, com febre alta, tosse, dores musculares e dores de cabeça, deve ficar em casa e ligar para a linha SAÚDE 24, através do nº 808 24 24 24 e seguir as instruções que lhe forem dadas.
O Ministério da Saúde, através do Portal da Saúde, disponibiliza informação sobre esta gripe.
Para saber mais sobre a GRIPE, vai aqui.
Consultem esta informação com a ajuda dos vossos pais ...

sábado, 11 de abril de 2009

RESPIRAÇÃO CELULAR

As pessoas pensam que a respiração é um fenómeno que se passa nos pulmões e já percebeste que não é bem assim.
Sabes agora que os alimentos que comemos são constituídos por nutrientes que são "separados" nos seus constituintes durante a digestão e que, após a absorção digestiva, seguem pelo sangue até às células.
Sabes também que o oxigénio que inspiramos segue até aos pulmões e que, após a hematose pulmonar, segue pelo sangue, transportado pelas hemácias/glóbulos vermelhos até às células.
Podemos comparar cada célula a uma fábrica que recebe como matéria-prima o oxigénio e os nutrientes que utiliza para renovação e produção de novas células; durante esse processo produz energia e liberta resíduos e dióxido de carbono ... a esse fenómeno chama-se RESPIRAÇÃO CELULAR.
Gastamos a energia na actividade física ...
Libertamos os resíduos gasosos através do sistema respiratório (dióxido de carbono e vapor de água) e os resíduos dissolvidos na água através do sistema urinário e da pele.
A esse processo, que se passa nas células, chama-se então respiração celular, porque há trocas gasosas (entra oxigénio e sai dióxido de carbono) e passa-se nas células.

sábado, 21 de março de 2009

Actividade física e gastos energéticos

Sabes que devemos alimentar-nos de acordo com as indicações da Roda dos Alimentos e sabes também que a quantidade de alimentos que comemos deve depender da actividade física que realizamos.
Se fizermos uma alimentação desequilibrada, rica em gordura e açúcar, e não praticarmos actividade física diária, vamos com certeza engordar; além da obesidade ficamos sujeitos a desenvolver doenças do coração e vasos sanguíneos, conhecidas por doenças cardiovasculares, resultantes do excesso de gorduras no sangue, e diabetes (excesso de açúcar no sangue).
Se fizermos uma alimentação insuficiente e excesso de actividade física, vamos emagrecer e ficar com poucas defesas contra as doenças.
Por isso devemos:
  • praticar actividade física todos os dias, pelo menos andar a pé; 
  • estar atentos à informação nutricional disponível na rotulagem dos alimentos pré-embalados - prestar atenção às gorduras e açúcares "escondidos" que se encontram em refrigerantes, bolos com creme, folhados, gelados, fritos, gomas, etc;
  • fazer uma alimentação de acordo com a actividade física que praticamos.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SANGUE e DEFESAS ...

Há microrganismos patogénicos por todo o lado - ar, terra e água - e raramente ficamos doentes. O nosso organismo é de facto fantástico quando fazemos uma alimentação saudável, dormimos de acordo com as nossas necessidades e temos comportamentos seguros. Mas quando essas regras não são garantidas o organismo começa a não funcionar bem... e a doença surge.
Cada uma das células sanguíneas tem a sua função específica: leucócitos ou  glóbulos brancos, hemácias ou glóbulos vermelhos, plaquetas sanguíneas e plasma.
Para formar os glóbulos vermelhos temos de comer alimentos ricos em ferro (peixe, fígado, carne magra, feijão, legumes verde escuros, frutos secos, cereais integrais, etc) necessários à formação da hemoglobina; a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, devido à falta de ferro,  causa anemia que é uma doença caracterizada pelo cansaço, perda de forças, falta de apetite, etc. 
Quem nos defende e está sempre alerta? Também é o SANGUE e os seus valentes glóbulos brancos.
Agora que sabes o que é a diapedese, a fagocitose e a imunidade, faz os exercícios ao lado.

Tens dúvidas? 
Dos temas estudados qual foi o que mais interesse te despertou? 
Quantos glóbulos vermelhos vês na imagem? E brancos?