sábado, 15 de janeiro de 2011

PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Já percebeste que o nosso organismo está preparado para nos defender de doenças, mas ... é necessário cumprir as regras de uma alimentação saudável, beber no mínimo 2 litros de água por dia, praticar actividade física e ... respirar ar puro.
Daí que muitas doenças tenham origem:
  • No tabagismo - que mata cerca de 4,9 milhões de pessoas por ano; não te esqueças que o tabaco contém cerca de 4000 constituintes, dos quais o alcatrão, nicotina, monóxido de carbono e substâncias irritantes são os mais nocivos.
  • No ar poluído - que sai pelos tubos de escape dos automóveis, das motos, dos aviões bem como os fumos resultantes da actividade industrial. Os resíduos gasosos de produtos de limpeza (detergentes, gel de banho, etc) e de tintas que se libertam e acumulam nas nossas casas são também poluentes do ar.
Ficam algumas ideias em que deves pensar:
  • Quem fuma causa problemas na sua saúde e na dos outros.
  • As principais vítimas do fumo passivo são as grávidas, as crianças, os asmáticos e os trabalhadores de locais onde é permitido fumar; os fumadores passivos apresentam as mesmas doenças que os fumadores.
  • É urgente alertar os fumadores para as vantagens de deixarem de fumar.
Não te esqueças da Moodle onde tens desafios sobre este assunto.

Consulta os links indicados, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa disponível no blogue espacodeestudo e ... BOM TRABALHO.

1 comentário:

Adriana nº1 6º7 disse...

Olá professora:

É incrível como o tabaco mata tantas pessoas!
Também fiquei a saber muito sobre os filmes que nos mostrou sobre o tabagismo, mas não estam na PLATAFORMA MOODLE.

Até à próxima aula!!