segunda-feira, 6 de junho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE OS FRUTOS

O fruto geralmente é formado por pericarpo e semente. O pericarpo forma-se a partir do ovário da flor, que se desenvolve depois da fecundação, e apresenta três partes: epicarpomesocarpo e endocarpo.
  • O epicarpo é a porção externa, a casca;
  • O mesocarpo é a parte muitas vezes carnosa e comestível;
  • O endocarpo é a camada interna que envolve a semente; às vezes, o endocarpo é duro e forma um caroço, como o da manga, do pêssego e da azeitona. 
Verifica a constituição de diferentes frutos - pêssego, maçã, uvas, laranja, morango, banana, etc.

E agora algumas questões:
  • O fruto do castanheiro é o ouriço ou a castanha?
  • O morango é um fruto ... ou um conjunto de frutos?
  • A banana que comemos tem semente? Vê só como são as bananas selvagens...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DA FLOR AO FRUTO

Sabes que a flor é constituída pela parte feminina, o gineceu, e pela parte masculina, o androceu. A flor tem também orgãos de suporte (o pedúnculo e o receptáculo) e orgãos de protecção - o cálice (conjunto das sépalas) e a corola (conjunto das pétalas).
  • O gineceu é constituído pelos carpelos, que por sua vez são formados por ovário, estilete e estigma; é no ovário que se formam os óvulos, as células reprodutoras femininas das plantas.
  • O androceu é constituído por um conjunto de estames, que por sua vez são formados por filete e antera; é na antera que se formam os grãos de pólen, as células reprodutoras femininas das plantas.
Quando os grãos de pólen estão maduros soltam-se da antera, empurrados pelo vento e chuva, ou transportados pelos animais (vários insectos, aves, mamíferos, etc), e vão ao encontro dos óvulos das flores femininas. A esse fenómeno dá-se o nome de polinização.
Quando os grãos de pólen encontram um óvulo dá-se a fecundação.
Depois da fecundação a flor sofre modificações - as pétalas e as sépalas caem, o ovário desenvolve-se dando origem ao pericarpo (parte que nós comemos) e os "óvulos" dão origem às sementes. A este processo chama-se frutificação. Tens aqui o processo de formação das cerejas.
Queres confirmar o que sabes sobre a flor?
Queres confirmar o que sabes sobre a polinização?
Queres confirmar o que sabes sobre a fecundação?
Queres confirmar o que sabes sobre a formação do fruto?

DA SEMENTE ... A UMA NOVA PLANTA

Agora já sabes que o fruto resulta do amadurecimento do ovário, garantindo a protecção das sementes. Convém ainda saber que:
  • são frutos ... a laranja, pêra, pêssego, uvas, castanha, noz, feijões, favas, ervilhas, etc. ;
  • os frutos podem ser secos (noz, castanha, bolota, feijão, ervilha, etc.) e carnudos (pêra, laranja, pêssego, etc); são constituídos por pericarpo e sementes;
  • há "frutos" considerados pseudofrutos, tal como os morango, a framboesa, o figo, a amora e a maçã, pois resultam de processos diferentes dos anteriores;
  • quando os frutos não são colhidos pelo Homem ou pelos animais caem à terra e a parte exterior (pericarpo) acaba por se decompor (desfazer) deixando as sementes livres.
Quanto à semente, convém saber que:
  • é constituída por amêndoa (que pode ter um ou dois cotilédones), embrião (formado por caulícula, radícula e gémula) e tegumento;
  • há sementes com formas muito diferentes, tendo como principal função permitir a sua dispersão;
  • a semente inicia a germinação quando tem humidade, temperatura adequada e luz;
  • a amêndoa absorve a água e "incha", rebentando o tegumento;
  • durante o processo de germinação o embrião diferencia-se - a radícula dá origem à raiz, o caulículo dá origem ao caule e as gémulas dão origem às folhas;
  • as reservas em nutrientes acumuladas na amêndoa permitem o desenvolvimento da nova planta, pelo que os cotilédones vão reduzindo de tamanho à medida que a planta vai surgindo.
A germinação vai dar origem a uma nova planta e assim começa um novo ciclo de vida ...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ACNE?! Sim ... começa com as borbulhas.

Sabes o que é o acne?
Durante a adolescência as glândulas sebáceas existentes na pele libertam mais gordura, o que torna a pele oleosa; quando os adolescentes frequentam locais onde há pó, esse pó acumula-se mais na pele, devido à gordura,  formando pontos negros que infectam, originando borbulhas. Um dia aparece uma borbulha, pontos negros e de repente são tantas, que não sabes o que fazer.

Sabes o que fazer?
  • é preciso controlar o excesso de oleosidade (gordura da pele), lavando e tratando a pele com produtos apropriados que se vendem nas farmácias;
  • não espremer as borbulhas pois magoa a pele e piora a situação;
  • beber água para ajudar a eliminar os resíduos celulares;
  • comer fruta diariamente, de preferência os que são ricos em vitamina C (laranja, tangerina, kiwi, etc) pois ajudam a lutar contra as infecções.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SISTEMA SEXUAL - vamos tirar dúvidas ...

Está a chegar a altura em que vais deixar de ser criança, entrando numa nova fase da tua vida - a adolescência - que te levará ao estado adulto. Começas a sentir-te diferente pois mudou o teu corpo, os interesses, as conversas que tens com os amigos e as amigas; sentes necessidade de falar sobre mudanças que vais sentindo e nem sempre as consegues esclarecer.
Nas aulas de Ciências estás a descobrir como é constituído o teu sistema sexual (rapaz ou rapariga) interno e externo, como funciona e, também, os cuidados que deves ter para o protegeres de doenças e riscos
Agora já sabes quais são os caracteres sexuais secundários e o que é a puberdade; óvulo, espermatozóide, ovulação, menstruação, ciclo uterino, fecundação, nidação, ejaculação e masturbação, são termos que passaram a ter um significado muito simples para ti.




Sabes também que as grávidas devem ter cuidados especiais durante a gestação para não prejudicarem o seu filho pois o tabaco, álcool, drogas, alguns medicamentos e outras substâncias, deixam marcas terríveis nos bebés que estão a formar-se.
Para evitar problemas e doenças, os adolescentes devem ter comportamentos responsáveis e saudáveis no que diz respeito à sexualidade. Devem também ser assertivos, dizendo NÃO, quando são desafiados a ter comportamentos de risco.
Queres saber mais sobre sexualidade? Vai ao IPJ (Instituto Português da Juventude) ou ao GIA, onde podes ter um apoio especial ...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Consumo de energia e actividade física

Percebeste que o consumo de energia varia essencialmente com a idade e a actividade física?
Quanto mais movimento, mais esforço físico e mais trabalho ... mais energia gastamos; ora essa energia é-nos fornecida principalmente pelos alimentos ricos em glúcidos (energéticos) tal como o pão, a massa, o arroz, a batata e as leguminosas, e também pelos refrigerantes, pois contêm elevada quantidade de açúcar, um glúcido que passa rapidamente para o sangue.
Os alimentos ricos em lípidos também nos fornecem energia, designada por energia calorífica, pois têm como principal função manter a temperatura do corpo no Inverno.
Mas ... se a nossa alimentação for rica em lípidos, porque abusamos dos fritos, de bolos com creme, natas e outros alimentos com gordura, e se não realizarmos actividade física diária, o excesso de gorduras acumula-se no interior dos vasos sanguíneos e em zonas do nosso corpo pelo que ficamos doentes (doenças do coração e vasos sanguíneos) e obesos.

Agora já sabes ... que devemos ter cuidados diários:
  • Cumprir as orientações da Roda dos Alimentos - não abusar das gorduras nem de açúcares;
  • Realizar actividade física todos os dias - andar a pé e de bicicleta, nadar, etc.

terça-feira, 1 de março de 2011

Por que razão não adoecemos com frequência?

Sabes que o Homem possui um sistema de defesas naturais que o protege:
·         Defesas externas – pestanas, sobrancelhas, pele, lágrimas, saliva, etc.
·         Defesas internas – glóbulos brancos  que fazem a diapedese e a fagocitose e que promovem a produção de anticorpos; temos também outras defesas como os gânglios linfáticos.

O contágio que é a transmissão do micróbio de uma pessoa doente para outras pessoas, faz-se pelos espirros, pelo ar, pelas superfícies, etc.
Para perceberes as notícias dadas na televisão, no noticiário ou em telenovelas que vais vendo, é necessário conhecer os termos que usam sobre questões de saúde. Se já és capaz de perceber o que dizem sobre contágio, gripes, vacinas, epidemias e pandemia, etc. ... é porque a tua literacia científica está a melhorar.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VACINAS E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Percebeste que uma vacina é constituída por microrganismos mortos, enfraquecidos ou pelas suas toxinas de uma determinada doença e que, quando são introduzidos no nosso organismo, provocam uma resposta do sistema imunitário que produz anticorpos específicos contra essa doença.
Esses anticorpos ficam "guardados" e, se mais tarde estivermos em contacto com a doença, actuam de imediato e não ficamos doentes. Os anticorpos ganham a batalha muito rapidamente.
Para perceberes melhor como actuam as vacinas vê os filmes: A, B e C.

Sabes o que é o Plano Nacional de Vacinação? Consulta o Portal da Saúde.
Verifica o teu Boletim de Vacinas. Está actualizado? Quando é que tens de fazer a próxima vacina?

ANTICORPOS ... viroses e vacinas

Parece muito complicado mas é simples ...
Sabes que os microrganismos que provocam doenças são chamados patogénicos e podem ser mais ou menos "fortes"; os glóbulos brancos conseguem combater os microrganismos "menos fortes" mas, nem sempre é fácil combaterem os mais "fortes". Por isso mesmo é que os glóbulos brancos precisam da ajuda de uns amigos especiais, os anticorpos, que o nosso organismo produz contra cada uma dessas doenças.
É o que acontece quando temos gripe - ficamos com febre alta, dores no corpo e mal estar ... enquanto o nosso corpo produz os anticorpos; de seguida os anticorpos combatem os vírus dessa gripe, a febre e os outros sintomas passam e ficamos de novo bem. Devido a este processo ganhamos imunidade de forma natural contra essa doença, o que significa que passamos a estar protegidos e, se no futuro estivermos em contacto com alguém que tenha essa gripe, não ficamos doentes.

Com as VACINAS é semelhante ...
Para muitas crianças é a "pica" de que têm medo.
Mas o que são afinal as vacinas e para que servem? São constituídas por microrganismos patogénicos mortos, enfraquecidos ou pelas suas toxinas, que os glóbulos brancos detectam pensando que são microrganismos vivos e fortes; enganados desta forma, levam o organismo a produzir os tais amigos especiais, os anticorpos específicos contra os microrganismos patogénicos que estavam na vacina.
O resto já sabes ... logo que os anticorpos sejam formados a pessoa fica protegida contra essa doença ou seja ganhou imunidade de modo artificial, contra essa doença.
Queres saber mais? Indica as tuas dúvidas ... podes escrever em comentários.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PREVENÇÃO DO TABAGISMO

Fumar constitui hoje em dia a principal e a mais importante causa de morte evitável...
O tabaco mata porque o seu fumo contém mais de 4000 compostos químicos que causam problemas graves no nosso organismo,entre os quais:
  • Alcatrão - provoca o cancro do pulmão, das vias respiratórias e de outros orgãos;
  • Nicotina - provoca o vício/dependência ao tabaco, aumenta a tensão arterial, etc;
  • Monóxido de carbono - cansaço, dificuldades respiratórias, etc;
  • Substâncias irritantes - provocam tosse, bronquite crónica, etc.
  • etc.
Sabias que os fumadores têm em média menos 10 anos de vida do que os não fumadores, devido às doenças provocadas pelos constituintes do tabaco?
Queres ter uma vida saudável? Evita ambientes de fumo e... não te deixes tentar pelo cigarro.
Quem fuma deverá deixar de fumar o mais rapidamente possível pois, quanto mais tempo se mantiver o vício, mais difícil será deixar de fumar.
Sabes quais são as vantagens de não fumar? Aqui vais encontrar algumas, outras terás de as descobrir.

Consulta os links indicados, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa disponível no blogue espacodeestudo e ... BOM TRABALHO.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O MELHOR É VERIFICAR QUE O TABACO TEM MESMO ALCATRÃO ...

TABACO? NÃO, obrigado!

Existem estudos científicos que provam que o tabaco é causador de muitas doenças graves.
A lista de doenças a que está relacionado inclui por exemplo:
  • o cancro do pulmão, da língua, do lábio, da laringe, do esófago, da bexiga, etc;
  • as doenças pulmonares (enfisema, bronquite, asma, etc);
  • as doenças do coração e vasos sanguíneos como tensão alta (que causa enfarte ou ataque cardíaco e tromboses).
Lembra-te que o fumo do cigarro contém milhares de substâncias das quais o alcatrão, a nicotina, o monóxido de carbono e as substâncias irritantes são as mais perigosas.
Se tens familiares que fumam ajuda-os a deixar de fumar.
Se não queres ser fumador passivo, evita ambientes de fumo.

O teu trabalho de pesquisa é sobre este tema e queres saber mais sobre prevenção do tabagismo? Então coloca as tuas dúvidas em comentários.

Consulta os links indicados, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa disponível no blogue espacodeestudo e ... BOM TRABALHO.

sábado, 15 de janeiro de 2011

PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Já percebeste que o nosso organismo está preparado para nos defender de doenças, mas ... é necessário cumprir as regras de uma alimentação saudável, beber no mínimo 2 litros de água por dia, praticar actividade física e ... respirar ar puro.
Daí que muitas doenças tenham origem:
  • No tabagismo - que mata cerca de 4,9 milhões de pessoas por ano; não te esqueças que o tabaco contém cerca de 4000 constituintes, dos quais o alcatrão, nicotina, monóxido de carbono e substâncias irritantes são os mais nocivos.
  • No ar poluído - que sai pelos tubos de escape dos automóveis, das motos, dos aviões bem como os fumos resultantes da actividade industrial. Os resíduos gasosos de produtos de limpeza (detergentes, gel de banho, etc) e de tintas que se libertam e acumulam nas nossas casas são também poluentes do ar.
Ficam algumas ideias em que deves pensar:
  • Quem fuma causa problemas na sua saúde e na dos outros.
  • As principais vítimas do fumo passivo são as grávidas, as crianças, os asmáticos e os trabalhadores de locais onde é permitido fumar; os fumadores passivos apresentam as mesmas doenças que os fumadores.
  • É urgente alertar os fumadores para as vantagens de deixarem de fumar.
Não te esqueças da Moodle onde tens desafios sobre este assunto.

Consulta os links indicados, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa disponível no blogue espacodeestudo e ... BOM TRABALHO.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SISTEMA RESPIRATÓRIO

No 1º período dizíamos que SABER COMER É SABER VIVER.
Agora, que já percebeste o que é a ventilação pulmonar e como funciona o sistema respiratório, não há dúvida de que ... SABER RESPIRAR É SABER VIVER.
Ora bem ... sabes que devemos inspirar pelas fossas nasais pois há qualquer coisa que impede a entrada de impurezas (poeiras e micróbios) nas vias respiratórias ...
Mas há outros 2 motivos pelos quais devemos inspirar pelo nariz ... quais são?
Para rever os assuntos trabalhados nas aulas - inspiração, expiração e hematose pulmonar - vai à tua turma na Moodle onde encontrarás links úteis, exercícios e propostas para trabalhos de pesquisa.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HIGIENE DENTÁRIA -Campanha "Mostra o Teu Sorriso"

Os dentes serão importantes?
Valerá a pena termos o cuidado de lavar os dentes depois das refeições e passar o fio dental?
Valerá a pena não beber refrigerantes com quantidade elevada de açúcar, evitar os bolos, gomas e rebuçados?
Sabes que os dentes são essenciais à mastigação e sabes também que uma pessoa sem dentes ou com os dentes estragados não tem um sorriso muito agradável.
Mas saberás responder a estas questões:
A cárie é uma doença antiga ou moderna?
Por que razão se formam as cáries (furos nos dentes)?
Como se deve escovar os dentes?
Como se usa o fio dental?
O que é uma gengivite e como se evita?
Quais os alimentos que devemos evitar para não ter cáries?
Quais os alimentos que devemos comer para nos proteger das cáries?
Queres ter um sorriso bonito ... ou feio? Pensa no assunto ... e decide se vais ou não lavar os dentes.

Queres saber mais sobre prevenção de cáries e gengivites? O Portal da Saúde informa-te ...

O teu trabalho de pesquisa é sobre este tema? Então consulta os links indicados, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa disponível no blogue espacodeestudo e ... BOM TRABALHO.