quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ANTIBIÓTICOS - cuidados a ter

Sabes que o 1º antibiótico foi descoberto, por acaso, por Alexandre Fleming e que os antibióticos são usados para tratar doenças provocadas por bactérias patogénicas.
Percebeste também que:
  • Só podemos tomar antibióticos receitados pelo médico, pois é o profissional de saúde que faz o diagnóstico das doenças em função dos sintomas que apresentamos;
  • Há regras a seguir quando tomamos antibióticos - tomar até ao fim, à hora certa, etc;
  • Quem toma antibióticos sem receita médica, ou não cumpre as regras, arrisca-se a que as bactérias desenvolvam resistência a esse antibiótico.
Sintomas = sinas da doença (o que sentimos).
Diagnóstico = descobrir qual é a doença a partir dos sintomas apresentados.
Resistência aos antibióticos = no futuro esse antibiótico passa a não conseguir matar/destruir esse grupo de bactérias e deixa de haver modo de as atacar e curar o doente; as bactérias ficam resistentes ao antibiótico (habituadas a ele).
Leram esta informação com os vossos pais? A nossa saúde também depende da forma como usamos os medicamentos, razão pela qual é importante que toda a família saiba quais os cuidados a ter com antibióticos.
No teu trabalho não te esqueças de indicar as regras sobre a toma de antibióticos que deves pesquisar junto do farmacêutico ou do teu médico de família.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VACINAS - se és rapariga ...

Agora que já sabes como actuam as vacinas percebes com certeza por que motivo devemos ter as vacinas em dia.

Se és rapariga é importante que percebas também por que motivo deves ser vacinada contra as seguintes doenças:
  • Rubéola - vacinar uma rapariga contra a rubéola permite que o seu organismo produza anticorpos especiais contra este vírus evitando assim a doença; o vírus da rubéola é muito perigoso se uma mulher grávida for contagiada entre a 11ª e a 16ª semana de gravidez, pois o feto (bebé que está a formar-se) pode vir a sofrer de problemas auditivos (surdez, etc.) ou alterações na parte neurológica (sistema nervoso) e motora (movimento). 
  • Vírus do Papiloma Humano (HPV) - a vacina é gratuita, deve ser feita entre os 10 e os 13 anos e vai permitir que o teu organismo produza anticorpos especiais contra o HPV 16 e 18, criando defesas contra o cancro do colo do útero, uma doença cada vez mais frequente nas mulheres          
Todas as mulheres devem estar vacinadas contra o HPV pois só assim conseguem ter defesas   contra o HPV e evitar o cancro do colo do útero.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O SANGUE - constituição, grupos sanguíneos, etc.



O sangue é um "tecido" viscoso e vermelho, constituído pelo plasma e por células sanguíneas com forma e funções diferentes:
  • Os glóbulos vermelhos ou hemácias - transportam o oxigénio dos alvéolos pulmonares às células e o dióxido de carbono das células aos alvéolos pulmonares;
  • Os glóbulos brancos ou leucócitos - defendem o nosso organismo dos microrganismos patogénicos (que provocam doenças); 
  • As plaquetas sanguíneas - fazem uma barreira, o coágulo, impedindo a saída de sangue (hemorragia), quando fazemos um golpe;
  • plasma - transporta os nutrientes e os resíduos celulares.
Podes aprender mais sobre o sangue nos filmes "Era uma vez o corpo humano" - AB, C.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

POLUIÇÃO DO AR NA CIDADE E EM CASA

"Segundo a Agência Europeia do Ambiente a poluição do ar atmosférico é o problema ambiental que mais prejudica a saúde dos portugueses e dos restantes cidadãos europeus uma vez que ... cerca de 20 milhões de europeus sofrem com doenças respiratórias".
Mas não é só o ar exterior das cidades que causa problemas respiratórios ... o ar que respiramos em casa é também causador de problemas graves devido à presença de microrganismos, ácaros, poeiras e produtos químicos (exº ambientadores, detergentes, desodorizantes, vernizes, tintas, colas, etc).

Não esqueças que a redução da poluição do ar nas cidades depende das decisões da câmara municipal relativamente à mobilidade (modo como nos deslocamos na cidade onde vivemos), ao facto de haver ou não fábricas no meio da cidade e de existir ou não parque de cidade com árvores grandes e com muitas folhas (que captam o dióxido de carbono  e produzem o oxigénio).
Na cidade onde vives há ciclovia? Podes ir para a escola de bicicleta, com segurança?
Há Parque de Cidade onde podes correr, brincar, andar de bicicleta, descansar na relva, fazer pic-nic, etc?
Os carros formam filas enormes (libertando monóxido de carbono e outros gases tóxicos)?

Que cidade queres tu para viver? Poluída ou não poluída?
O que podes fazer para melhorar o ar da cidade onde vives?

Por isso é importante divulgar boas práticas que ajudam a proteger a qualidade do ar.
A Agência Portuguesa do Ambiente divulga diariamente os resultados do estudo do controlo do ar em Portugal na Base de Dados on-line, que podes consultar com a ajuda dos teus pais.

O teu trabalho de pesquisa é sobre este tema?
Consulta os links indicados na moodle, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa e ... BOM TRABALHO.

Observa a cidade onde vives e também a tua casa, e irás perceber o que é preciso melhorar para que o ar não esteja poluído e não prejudique  atua saúde.

Se queres saber mais, e dar a tua opinião sobre este assunto, participa no blogue colocando as tuas dúvidas e sugestões em comentários ...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SISTEMA RESPIRATÓRIO

  • pelos pulmões;
  • pelas vias respiratórias - fossas nasais (cavidade nasal), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
As vias respiratórias são os canais por onde passa o ar, até chegar aos pulmões. No final dos bronquíolos há um conjunto de saquinhos, que parecem bagos de uvas, que se chamam alvéolos pulmonares. É nos alvéolos que se dão trocas gasosas entre os pulmões e o sangue - o oxigénio passa dos pulmões para o sangue e o dióxido de carbono passa do sangue para os pulmões. A essas trocas gasosas chama-se HEMATOSE PULMONAR.
Para onde vai o oxigénio?
De onde vem o dióxido de carbono?
Percebes agora por que motivo a composição do ar inspirado e do ar expirado é tão diferente?

VENTILAÇÃO PULMONAR

Para perceber a constituição e funcionamento do sistema respiratório, é necessário saber que:
  •  o tronco humano é constituído pela cavidade torácica e abdominal, separadas por um músculo, o diafragma;
  • à entrada do ar no sistema respiratório se chama inspiração; à saída do ar chama-se expiração.
Percebeste nas aulas o que é a ventilação pulmonar e o que acontece durante esse processo?
 
Observa a imagem e responde às questões.