Podes aumentar as imagens através das legendas |
Flor da ameixieira (10/03/2017) |
Flor de pessegueiro (11/03/2017) |
Depois da polinização: o fruto em formação. Caíram sépalas e pétalas (28/03/2017) |
Estames e carpelo da flor de couve. Observados com a lupa TV. |
No pomar, com a ajuda da lupa de mão, observaste as flores de ameixieira, de pessegueiro e de laranjeira. Na horta as flores de ervilheira, couve, fava, morangueiro, etc.
Da flor ao fruto da ervilheira (16/03/2017). Onde está o fruto? |
Percebeste que todas as flores são constituídas da mesma forma, conforme verificas nas imagens que se seguem. Vamos rever o que aprendeste...
A flor é constituída por órgãos de suporte (pedúnculo e receptáculo), de proteção (cálice e corola) e de reprodução (gineceu e androceu).
AmpliarRetirado aqui
- Os estames são formados por filete e antera; é na antera que se formam os grãos de pólen, as células reprodutoras masculinas das plantas.
Quando os grãos de pólen estão maduros soltam-se da antera, transportados pelos animais (vários insetos, aves, mamíferos, etc) ou empurrados pelo vento e pela chuva. Vão ao encontro dos óvulos que se encontram na parte feminina da flor (carpelo). Ao transporte de grão de pólen dá-se o nome de polinização.
Quando os grãos de pólen encontram o óvulo dá-se a fecundação. O que acontece depois da fecundação?
A flor sofre modificações e dá origem ao fruto - as pétalas e as sépalas caem, o ovário desenvolve-se dando origem ao pericarpo (parte que nós comemos) e as sementes formam-se onde estavam os "óvulos". O que vai acontecer às sementes?
Sem comentários:
Enviar um comentário