quinta-feira, 30 de março de 2017

GERMINAÇÃO: da semente à planta

Na aula observaste a constituição de uma semente. Sabes que é formada por tegumento, cotilédones e embrião. O embrião tem 3 partes: a radícula que vai dar origem à raiz, o caulículo que vai dar origem ao caule e a gémula(ou folha primária) que vai dar origem às folhas.
Retirado aqui
Quando a semente cai no solo (terra), e encontra condições de vida, vai dar origem a uma nova planta: dá-se a germinação. Na horta nasceram tomateiros, couves, alfaces e outras plantas, a partir das sementes colocada na terra. A chuva ajudou na germinação e a pequena planta começou  a espreitar na terra e, finalmente, cresceu.
O que está  acontecer ao feijão, fava, grão-de-bico e ervilha que tens a germinar em tua casa?
Da semente à planta. (Retirado aqui)

Neste video observas uma sequência de imagens (muito rápida) sobre o que acontece na natureza.




quarta-feira, 29 de março de 2017

FRUTIFICAÇÃO: da flor ao fruto

Podes aumentar as imagens através das legendas
Flor da ameixieira (10/03/2017)
Flor de pessegueiro (11/03/2017)
Depois da polinização: o fruto em formação.
Caíram sépalas e pétalas (28/03/2017)
Estames e carpelo da flor de couve. Observados com a lupa TV.

No pomar, com a ajuda da lupa de mão, observaste as flores de ameixieira, de pessegueiro e de laranjeira. Na horta as flores de ervilheira, couve, fava, morangueiro, etc.
Da flor ao fruto da ervilheira (16/03/2017). Onde está o fruto?
Na sala, a lupa binocular permitiu-te observar as anteras cheias de grãos-de-pólen amarelos e os ovários com óvulos transparentes. A lupa TV, do Rui, também ajudou nesta observação.

Percebeste que todas as flores são constituídas da mesma forma, conforme verificas nas imagens que se seguem. Vamos rever o que aprendeste...
flor é constituída por órgãos de suporte (pedúnculo e receptáculo), de proteção (cálice e corola) e de reprodução (gineceu e androceu).









  • o gineceu é a parte feminina da flor; é formado por carpelos;
  • o androceu é a parte masculina da flor; é formado por estames.
    • Os carpelos são formados por ovário, estilete e estigma; é no ovário que se formam os óvulos, as células reprodutoras femininas das plantas.
    • Os estames são formados por filete e antera; é na antera que se formam os grãos de pólen, as células reprodutoras masculinas das plantas.
    Quando os grãos de pólen estão maduros soltam-se da antera, transportados pelos animais (vários insetos, aves, mamíferos, etc) ou empurrados pelo vento e pela chuva. Vão ao encontro dos óvulos que se encontram na parte feminina da flor (carpelo). Ao transporte de grão de  pólen dá-se o nome de polinização.
    Quando os grãos de pólen encontram o óvulo dá-se a fecundaçãoO que acontece depois da fecundação?
    A flor sofre modificações e dá origem ao fruto - as pétalas e as sépalas caem, o ovário desenvolve-se dando origem ao pericarpo (parte que nós comemos) e as sementes formam-se onde estavam os "óvulos".  O que vai acontecer às sementes?