terça-feira, 25 de abril de 2017

O QUE VAI ACONTECER AO ÓVULO? Fecundação ou menstruação?

Quando o ovário começa a formar hormonas sexuais femininas, a rapariga começa  a transformar-se em mulher. Não vemos os fenómenos que se passam no interior do corpo, mas há sinais exteriores (os caracteres sexuais secundários) e, um deles, a menstruação (ou período), surge na puberdade. Mas, antes da menstruação, há a ovulação.

O que é a ovulação?
No início da adolescência os ovários começam a "trabalhar", amadurecendo óvulos que estavam "adormecidos" desde que a menina se formou no útero da sua mãe. É mesmo verdade, o ovário da bebé está cheio de óvulos.
Em princípio amadurece um só óvulo de 28 em 28 dias, que passa do ovário para a Trompa de Falópio do mesmo lado, local onde se dará a fecundação caso o óvulo encontre um espermatozóide. 
Para aumentar a imagem
Retirado aqui

O que é a menstruação ou período?
É uma perda de sangue pela vagina, com  duração de 2 a 7 dias. Por que razão acontece?
O interior do útero é "forrado" por uma mucosa chamada endométrio, que sofre alterações de espessura ao longo do ciclo menstrual, provocadas pelas hormonas sexuais femininas. Fica mais espesso depois da libertação do óvulo pelo ovário, preparando-se para funcionar como "ninho" para  um novo ser.
Quando o óvulo não é fecundado o endométrio e o óvulo não usado têm de sair, sendo eliminados na forma de sangue... dá-se a menstruação  ou período.


O que é o ciclo menstrual?
Já sabes que ovário liberta um óvulo com intervalos de cerca de 28 dias. Conta-se a partir do 1º dia da menstruação até ao 1º dia da menstruação seguinte. 
Durante esses 28 dias há fases diferentes, de acordo com as alterações hormonais. O esquema ajuda-te a relacionar o ciclo menstrual com o período fértil:
Retirado aqui

  • A menstruação dá-se do 1º ao 5º ou 6º dia. 
  • A ovulação cerca do 14º dia.  O óvulo está na Trompa de Falópio, pronto a ser fecundado; o útero prepara o endométrio para o receber.
  • O período fértil, em que é mais provável a mulher engravidar, é entre o 10º e o 17º dia; quando o óvulo está nas Trompas de Falópio.
Nos primeiros anos após a 1ª menstruação (menarca) os ciclos menstruais podem ser irregulares. Não é fácil prever quando é o período fértil.
Por isso as primeiras menstruações de uma rapariga podem não surgir no dia previsto, pois os ovários estão a "aprender " a funcionar. Precisam de se adaptar à sua função. A rapariga tem de aprender a conhecer as manifestações do seu corpo.

O que é a fecundação?
Se a  mulher teve relações sexuais quando o óvulo se encontrava numa das Trompas de Falópio, então o óvulo e o espermatozóide unem-se (só um espermatozóide vai entrar no óvulo),  ocorrendo a fecundação
Forma-se um ovo ou zigoto, que se vai dividindo, ainda nas Trompas de Falópio, até formar uma mórula que se dirige ao útero.

O que é a nidação?
mórula chega ao útero e vai fixar-se no endométrio espessado, preparado para o receber, que vai funcionar como um "ninho" para o novo ser. À implantação da mórula no útero chama-se nidação.
Observa a  imagem e vê o filme pois será mais fácil perceberes o que se passa desde a ovulação até à nidação.


Normalmente o ovário só liberta um óvulo de cada vez, que é fecundado por um espermatozóide, e por isso só nasce um bebé. 
Mas, mesmo que tenha sido libertado um só óvulo, e fecundado por um só espermatozóide, pode dividir-se em duas partes separadas, dando origem a dois bebés do mesmo sexo, exatamente iguais: duas meninas ou dois meninos que têm origem no mesmo óvulo e são designados por gémeos verdadeiros ou fraternos. São difíceis de distinguir.
Mas o ovário pode libertar dois óvulos, cada um fecundado por um espermatozóide e, nesse caso, formam-se dois bebés, normalmente de sexos diferentes - um menino e uma menina - que pouco ou nada têm de semelhante.

domingo, 23 de abril de 2017

ACNE... o que posso fazer para evitar?

Sabes o que é o acne?

Retirado aqui
Durante a adolescência as glândulas sebáceas da pele libertam mais sebo (gordura), o que torna a pele oleosa e, também, o cabelo. Esse sebo tem de sair para o exterior, o que pode ser dificultado pelo excesso de gordura que se liga a células mortas da pele, a poeiras e outras substâncias.


Retirado aqui
Esses resíduos formam uma espécie de rolha que não não deixa sair o sebo da glândula sebácea. Os micróbios encontram condições de vida e causam uma inflamação que pode agravar-se dando origem a uma infeção da pele, que começa por um ponto negro e depois dá origem a uma borbulha.
Se espremeres o ponto negro vais piorar a situação.

Sabes o que fazer?


  • é preciso controlar o excesso de oleosidade, mantendo a pele limpa, usando produtos de limpeza apropriados que o médico te irá aconselhar;
  • não espremer as borbulhas, pois piora a situação; desinfetar as borbulhas com medicamentos receitados pelo médico;
  • beber água para ajudar a eliminar os resíduos do organismo;
  • comer frutos e legumes, evitar guloseimas e alimentos ricos em gordura. 
Mas, se o acne piora, deves consultar o médico de família. E, provavelmente, um médico especialista em doenças de pele (dermatologista)

quinta-feira, 20 de abril de 2017

"À DESCOBERTA DO CORPO..." - sistema reprodutor masculino e feminino

E agora?
Iniciaste uma nova fase da tua vida: a adolescência. Sabes que estás a deixar de ser criança.
Na puberdade (1ª fase da adolescência) começas a sentir-te diferente, pois muda o teu corpo (até a pele e cabelo ficam diferentes), os interesses, as conversas que tens com os teus amigos e amigas; sentes necessidade de falar sobre mudanças que vais sentindo e nem sempre as consegues esclarecer.
Nas aulas de Ciências estás a descobrir os caracteres sexuais primários e secundários, como é constituído o teu sistema sexual (rapaz ou rapariga) interno e externo, e como funciona, bem como os cuidados que deves ter para o protegeres de doenças e problemas. Observa a localização de cada um dos órgãos  que estudaste:



quarta-feira, 19 de abril de 2017

"À DESCOBERTA DO EU"... para me conhecer (pontos fortes fracos).

Estás a entrar numa fase da tua vida em que sabes que estás a mudar. O teu corpo está  a ficar diferente, queres perceber o que se está  passar contigo e gostas de falar com os teus amigos sobre assuntos que te interessam ou preocupam. 
Mas será que podes falar com todos os teus colegas sobre esses assuntos? 
Para te conheceres melhor e te ajudar a descobrir quem são, realmente, os teus amigos, deixo-te aqui uma tabela de PONTOS FORTES e outra de PONTOS FRACOS, construída com a ajuda de colegas teus de 6º ano, de anos anteriores:

Procura identificar os teus PONTOS FORTES e PONTOS FRACOS.
  • Depois, procura identificar pontos fortes e fracos dos teus melhores amigos ou amigas.
  • De seguida procura saber os pontos fortes e  fracos que os teus amigos (os verdadeiros amigos) te atribuem.  Não confundas o(s) amigo(s) a sério com os teus colegas.
Estás com certeza admirada(o) por os teus amigos verem em ti tantas qualidades e ... perceberem que tens pontos fracos que deves corrigir. Verificaste que afinal eles(elas) reparam em tudo e não gostam de certos comportamentos errados que por vezes repetes no dia a dia e que até acham disparatados ou demasiado infantis. Pensavas que achavam piada?
Além disso, se respeitas os colegas, os ajudas e és educado(a) e honesto(a), percebeste que tens muitos admiradores e admiradoras. Continua assim que estás no bom caminho. 
Mas, se tens defeitos a corrigir ... é bom estares atento e com vontade de melhorar.
Agora, que já percebeste que a adolescência é uma fase da vida em que as pessoas crescem muito ... vais descobrir, nas aulas de Ciências Naturais, por que motivo isso acontece. Vais também aprender como é constituído e funciona o sistema sexual feminino e o masculino.

A adolescência é também uma fase da vida em que treinas formas de estar, em que aprendes a comportar-te como Homem ou como Mulher, em que descobres do que gostas, em que és confrontado(a) com situações, por vezes complicadas, em que tens de tomar decisões. Lembra-te que:
  • as decisões acertadas podem exigir algum esforço, mas evitam problemas e sofrimento e preparam o teu futuro;
  • as decisões erradas podem ser agradáveis e fáceis de tomar, agradam-te no momento, mas causam normalmente problemas e sofrimento mais cedo do que pensas.
 Não esqueças: o nosso futuro depende das decisões que tomarmos ao longo da vida.