terça-feira, 23 de abril de 2019

REPRODUÇÃO DAS PLANTAS: ciclos da natureza...

No 2ª período observaste flores na horta e no pomar da escola: de couve, de ervilheira e de fava, da ameixieira, do pessegueiro e de laranjeira. Verificaste, com a ajuda da lupa, como é constituída uma flor.






A flor de laranjeira é branca e muito perfumada...                                     
                                   

Na flor de ameixieira foi fácil distinguir as peças florais... e perceber que as pétalas e sépalas têm como função proteger os órgãos reprodutores: carpelos e estames.
Vimos abelhas e outros insetos nas flores. Foi fácil perceber que ajudam na polinização, uma vez que carregam nas suas "costas" o pólen que transportam de flor em flor. Por isso se chamam polarizadores.
Amplia a imagem da flor

No 3º período voltámos à horta e vimos que as pétalas e sépalas tinham secado e caído, deixando a descoberto o carpelo. Percebeste que, depois da fecundação, quando se dá a transformação da flor em fruto, as pétalas deixaram de ter interesse, tal como os estames, que também secam e caem. Começa a ver-se a formação da ameixa e da laranja. Alguns alunos ajudaram a flor de ameixieira a libertar-se dos estames...

Formação da laranja.
Depois, em poucos dias, as ameixas começaram a crescer. Verdes e muito pequenas, começámos a ver as ameixas. Foi uma surpresa para muitos alunos de 6º ano...
Agora, vão observando as ameixas, laranjas, pêssegos e nêsperas a crescer... até se poder comer o fruto.
E assim, de um modo muito simples, a natureza vai-nos mostrando como se formam os frutos...
1º - formação da flor
2º - polinização
3º - fecundação
4º - formação do fruto
Depois, se um fruto cair ao chão, as sementes caem no solo. E, no ano seguinte, quando as condições de ambiente forem favoráveis, a semente começa a germinar para dar origem a uma nova planta.
É assim com os frutos, as leguminosas, os cereais, a semente de alface, de couve ou de qualquer outra planta. 
Lembras-te do que aconteceu às sementes de feijão que colocámos no terrário? O que observas?
Não te lembras? Procura no livro de Ciências Naturais.
As abelhas e outros insetos polinizadores serão importantes? 
Haverá frutos se eles estiverem ameaçados?
Observaste o ninho de vespa asiática (inseto carnívoro), construído em "andares", onde vive um grande enxame, bem protegido, com as vespas prontas  a atacar as abelhas que vivem perto.
O que pode acontecer se a vespa asiática destruir grande parte das abelhas? Haverá polinização?
As sementes que caem ao chão são espalhadas (dispersão) pelo vento, animais, água... se não fosse assim seria possível crescerem árvores no cimo de um monte onde não havia essa árvore?

Na tua opinião quais são as condições necessárias para que as plantas continuem a existir?
As plantas precisam de animais para as ajudarem a desenvolver-se?
O clima tem influência no ciclo de vida das plantas? 
Há ameaças ao ciclo de vida das plantas? Consulta as informações: vespa asiática, plantas invasoras, alterações climáticas, pesticidas, etc.

Sem comentários: