quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

RESPIRAÇÃO CELULAR

Diariamente precisamos de dezenas de nutrientes, que recebemos através da alimentação. 
A Roda dos Alimentos ajuda-nos  a perceber que precisamos comer maior quantidade de alguns alimentos (ricos em vitaminas, minerais, fibras e glúcidos) e menor quantidade de outros (ricos em proteínas e lípidos).
Com exceção das fibras, cuja função é ajudar no funcionamento do intestino, todos os outros nutrientes sofrem absorção digestiva   -  glúcidos, proteínas, lípidos, vitaminas ( A,  B, C,  D, E, PP, K,…), minerais (cálcio, fósforo, flúor, ferro, magnésio, potássio, …) e água.

Aprendeste, com certeza, que depois da absorção digestiva os nutrientes seguem para as células, onde vão ser utilizados para várias funções.

Também aprendeste que, para além dos nutrientes, as células recebem oxigénio.
O que se passa nas células para que possam utilizar os nutrientes e o oxigénio?

Podemos comparar as células a uma fábrica, que recebe matéria prima (neste caso o oxigénio  e  os nutrientes) que usa para que o nosso corpo funcione:
- com os glúcidos (glícidos ou hidratos de carbono) e algumas proteínas produz energia mecânica, para a atividade física (movimento);
- com os lípidos (gorduras) produz energia calorífica para nos aquecer o corpo;
- com as proteínas, lípidos, minerais e água, renova e constrói novas células;
- com os minerais, vitaminas e água... regula vários fenómenos celulares;

As vitaminas protegem-nos de doenças.

Mas, tal como em todas as fábricas, formam-se desperdícios que a célula tem de eliminar: o dióxido de carbono, o vapor de água  e outros resíduos. Estes lixos das células passam para o sangue, e daí para outros órgãos que os conduzem para fora do nosso corpo.
Ou seja... as células recebem oxigénio e nutrientes, com os quais realizam várias funções. Libertam dióxido de carbono e vapor de água que vão ser eliminados.


Retirado AQUI





Sem comentários: