quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

RESPIRAÇÃO CELULAR e RESPIRAÇÃO EXTERNA ou PULMONAR



Respiração celular
As células são a unidade fundamental dos seres vivos. Isso significa que todos os seres vivos são constituídos por células.
Os alimentos que comemos fornecem-nos nutrientes energéticos, construtores, reguladores e protetores, que o sangue leva às células depois da absorção digestiva.
Podemos comprar as células a pequenas fábricas que precisam de energia. Onde a vão buscar? Aos nutrientes energéticos - glícidos e lípidos - que o sangue levou até às células. Ma o sangue também leva às células o oxigénio do ar que respiramos, que vai buscar aos pulmões.    
                                                                                    Retirado aqui.
As células recebem:
- nutrientes que o sangue recebeu através das vilosidades intestinais;
- oxigénio que o sangue recebeu dos pulmões.
A CÉLULA pode ser comprada a uma fábrica, pois usa os nutrientes energéticos e o oxigénio, e liberta dióxido de carbono, vapor de água e energia. A esse fenómeno chama-se respiração celular. Porquê? Porque é nas células que esse fenómenos  realiza.
Respiração externa
E o que é a respiração externa, também chamada de pulmonar ou sistémica?
É o fenómeno que permite a entrada de ar, com oxigénio, até aos pulmões. Agora vais aprender o que acontece para que o ar entre nos pulmões.
Há dúvidas?

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O QUE ACONTECE NO SISTEMA DIGESTIVO: na boca, no estômago e no intestino delgado?

Percebeste que o sistema digestivo faz um grande esforço para dividir os alimentos, separar os nutrientes e estes em partículas? Percebeste o que acontece na boca, no estômago e no intestino delgado?
Vamos rever tudo isto:
NA BOCA
Os dentes fazem a mastigação (cortam, rasgam e desfazem a comida) e a saliva (ptialina) atua sobre o amido (um glúcido) dividindo-o em "pedaços"; a língua envolve e mistura os alimentos com a saliva (produzida nas glândulas salivares) ... e forma-se uma papa, o BOLO ALIMENTAR.
O bolo alimentar sofre  a deglutição e passa pela faringe e esófago, em direção ao estômago.
NO ESTÔMAGO
O bolo alimentar chega ao estômago, depois da deglutição, e vai ser sujeito à acção do suco gástrico (produzido nas glândulas gástricas ou estomacais) que atua sobre as proteínas, dividindo-as; os movimentos peristálticos do estômago misturam os alimentos com o suco gástrico ... forma-se uma papa mais fina, o QUIMO.

Ver aqui

NO INTESTINO DELGADO
O quimo chega ao intestino delgado e sofre a ação dos movimentos peristálticos e de sucos digestivos:
  •  da bílis (produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar) que vai iniciar a divisão das gorduras (lípidos) ...
  • do suco pancreático (produzido pelo pâncreas) que actua sobre proteínas, glúcidos e lípidos, continuando a dividí-los.
  • do suco intestinal (produzido nas glândulas intestinais), que acaba de dividir os nutrientes.
Durante este processo os alimentos são sujeitos aos movimentos peristálticos do intestino, que misturam os sucos digestivos com os nutrientes, facilitando a sua divisão. No final forma-se uma papa muito fina. Observa a divisão dos nutrientes.

Tanto trabalho ... tantos movimentos ... tantos sucos digestivos. Os nutrientes estão finalmente divididos em partículas muito finas. E agora? O que vai acontecer a essas partículas?
Na imagem A observas o intestino delgado, com as vilosidades intestinais no interior. Na imagem B observas as vilosidades intestinais aumentadas e, no seu interior, os vasos sanguíneos.
Retirado aqui
As partículas dos nutrientes, separadas durante a digestão, vão atravessar as vilosidades intestinais e passar para o sangue ou linfa. A este fenómeno chama-se ABSORÇÃO DIGESTIVA.
Os nutrientes que não chegaram a dividir-se, as fibras e parte da água, vão par o intestino grosso e, depois, são eliminados na forma de fezes.
Os nutrientes simples que passaram para o sangue seguem para as células. A este fenómeno chama-se ASSIMILAÇÃO. As células vão usá-los de várias formas (que já estudaste):
  •  as proteínas, lípidos, minerais e água, como material de construção;
  • os glúcidos, os lípidos e algumas proteínas, para produzir energia;
  •  as vitaminas, para nos proteger de doenças.
Para perceberes melhor o que se passa na boca, estômago e intestino delgado, podes ver e/ou ouvir os filmes:
Queres saber mais? Faz o Exercício 1

Ainda há dúvidas? Coloca-as em "comentários".

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

SOMOS O QUE COMEMOS

Vê o filme SOMOS O QUE COMEMOS 
(atenção: nessa altura cada pacotinho de açúcar ainda pesava 8 g)

Regista na tua ficha:
- o problema de saúde do Luís;
- o risco que o Luís corria pelo facto de fazer uma alimentação errada;
- qual a causa dos problemas de saúde do Luís?
- qual o ingrediente presente nos alimentos que mais problemas 
- casa na saúde das crianças?
- qual a quantidade máxima de açúcar por dia, para um adulto?
- qual a quantidade máxima de açúcar por dia, para uma criança?
- quais os alimentos mais ricos em açúcar? 
- o que podemos fazer para evitar alimentos com tanto açúcar?
- qual a informação que achaste mais preocupante?
- que quantidade de frutos devemos comer por dia?
- que quantidade de vegetais devemos comer por dia?
- qual é o alimento mais saudável que podemos comer?
- quantas vezes por mês podemos comer fritos?
- por que razão não se vendem refrigerantes e batatas fritas nas escolas?
- qual a quantidade máxima de sal que uma criança pode comer por dia?
- quais as doenças causadas pela gordura, açúcar e sal em excesso?
Que cuidados que deves ter, no futuro, para evitar estas doenças? 


REGRAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Tomar sempre o pequeno almoço.
Beber 1,5 a 2 litros de água por dia (6  a 8 copos).
Tomar 3 copos de leite por dia; 1 copo de leite = 1 iogurte líquido = 60 g de  queijo
Não passar mais de três horas e meia sem comer.Comer, todos os dias, alimentos de todos os setores da Roda dos Alimentos, nas proporções por ela sugeridas.Variar o mais possível de alimentos dentro de cada setor.Evitar alimentos com muito sal.Evitar alimentos com açúcar (bolos, rebuçados, refrigerantes, gomas, etc.);Evitar os fritos ou alimentos com muita gordura.Consumir produtos hortícolas ao almoço e ao jantar.Preferir pão escuro;Evitar carne vermelha;Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;Utilizar alimentos de qualidade.
Bebidas alcoólicas? Só para adultos e com moderação.Consultar a rotulagem antes de comprar. SEMPRE!
RESPOSTAS A COMENTÁRIOS:Quantas refeições deves fazer por dia? 5: pequeno-almoço, lanche da manhã e da tarde, almoço e jantar. Não esqueças que, em cada refeição, devemos comer alimentos de vários grupos da Roda dos Alimentos.

domingo, 7 de outubro de 2018

ÁGUA: o que devemos beber por dia? Porquê?

Cerca de 60% do corpo humano é constituido por água. Varia me função dos sexo e da idade. Isto significa que um adulto que pese 100kg terá cerca de 60 kg de água e, uma pessoa com 50kg, cerca de 30 kg de água.
Ao longo da vida o corpo humano tem percentagem variável de água.                                                              Retirado aqui. Ampliar


Quantos copos de água devemos beber? Depende da idade, do peso, da atividade física e do clima. E se estamos saudáveis ou doentes.
                                                         Retirado aquiAmpliar.
Precisamos de água para:
  • função plástica - de construção das células do nosso corpo -  tal como as proteínas, lípidos e minerais.
  • Ajuda a eliminar resíduos da nossa alimentação, que o sangue leva até aos rins. Nos rins a água "empurra" esses resíduos para a bexiga, que saem na forma de urina. Se bebermos pouca água os resíduos não são eliminados. Ficamos doentes.
  • Ajuda a equilibrar a temperatura do nosso corpo. Sabes por que motivo transpiramos quando temos febre alta, fazemos uma atividade física intensa ou está muito calor? O nosso corpo elimina água, na forma de suor, quando a temperatura do corpo sobe. Caso contrário, morríamos.

                                                             

sábado, 11 de agosto de 2018

CUIDADOS A TER NO VERÃO

No Verão vamos à praia, ao rio, à floresta e ao campo, mas também passeamos na cidade.
Devemos contar com sol forte e muito calor.
O Sol faz-nos bem à saúde e, por isso mesmo, devemos passar bastante tempo ao ar livre, quer seja no verão ou no inverno. Mas devemos proteger-nos com chapéu, usar protetor solar e beber mais água do que é habitual.
Devemos ter muito cuidado e não estar ao sol entre as 12h00 e as 16h00, pois as radiações solares são perigosas e provocam queimaduras na pele que, mais tarde,  podem dar origem a cancro de pele. 
Como está calor transpiramos muito e perdemos líquidos. Por isso mesmo devemos beber mais água do que o habitual.  Em dias de muito calor é preciso beber 8 a 10 copos de água. 



Queres saber mais sobre a importância do sol na nossa saúde?
Sabes que o nosso corpo precisa de vitaminas. Uma delas, a vitamina D, é necessária para que o nosso corpo utilize o cálcio que os alimentos nos dão e, por isso mesmo, é muito importante na fase de crescimento dos ossos. 
Como obtemos vitamina D? Através da comida e do sol. 
Mais através do sol, pouco através dos alimentos (o salmão, a sardinha e a gema dos ovos são dos alimentos com mais vitamina D).
Se andarmos ao sol cerca de 20 minutos, enquanto o sol não está intenso, obtemos a vitamina D necessária para um dia. 
A exposição prolongada ao sol é perigosas. A exposição ao sol pouco intenso, durante 20 minutos, é muito importante para  saúde.
A quantidade de vitamina D que os alimentos nos dão não chega. E daí que seja importante que as crianças brinquem em parques infantis e os adolescentes joguem futebol, andem de bicicleta ou passeiam ao ar livre, para que apanhem algum sol e formem vitamina D.
"Até ao momento, investigações mostram que a exposição solar moderada, mas freqüente, é saudável.” No entanto, e excesso, é “perigoso”, pelo risco do desenvolvimento de “cancro da pele.

terça-feira, 24 de julho de 2018

IMPORTÂNCIA DO SONO

Dormir pouco não significa aproveitar mais e melhor os dias! 
                                                                                 Retirado aqui                                                                          
Dormir pouco causa:

  • alterações do comportamento;
  • irritabilidade;
  • cansaço;
  • poucas defesas contra infeções; ficas mais vezes doente;
  • diminuição da atenção e concentração nas aulas;
  • raciocínio amis lento;
  • dificuldade  a aprender.

É durante o sono que as crianças crescem, pois é quando se produz a hormona de crescimento. Por isso mesmo o sono é essencial ao desenvolvimento.
Os especialistas de sono referem que crianças e adolescentes que não dormem o suficiente no dia-a-dia estão a hipotecar o seu futuro: a saúde, o equilíbrio emocional, o bem estar, a aprendizagem e o sucesso escolar.
Sabe-se que um adolescente deve dormir cerca de nove horas, uma criança em idade escolar dez a onze horas e as crianças mais pequenas devem dormir mais ainda. Mas, os estudos realizados sobre hábitos de sono, revelam que as crianças e adolescentes estão a dormir cada vez menos, o que traz consequências graves no desenvolvimento, no seu equilíbrio emocional e no sucesso escolar.
E, parte desse sono, é interrompido por mensagens através do telemóvel. Daí que não se deva dormir com o telemóvel ao lado da cama.
O sono não traz a solução para todos os problemas que temos no dia-a-dia, mas a paz e tranquilidade que uma boa noite de sono nos dá, ajuda a resolver muitos desses problemas.
Se queres saber mais sobre a importância do sono consulta  informação: