No Verão vamos à praia, ao rio, à floresta e ao campo, mas também passeamos na cidade.
Devemos contar com sol forte e muito calor.
O Sol faz-nos bem à saúde e, por isso mesmo, devemos passar bastante tempo ao ar livre, quer seja no verão ou no inverno. Mas devemos proteger-nos com chapéu, usar protetor solar e beber mais água do que é habitual.
Devemos ter muito cuidado e não estar ao sol entre as 12h00 e as 16h00, pois as radiações solares são perigosas e provocam queimaduras na pele que, mais tarde, podem dar origem a cancro de pele.
Como está calor transpiramos muito e perdemos líquidos. Por isso mesmo devemos beber mais água do que o habitual. Em dias de muito calor é preciso beber 8 a 10 copos de água.
Queres saber mais sobre a importância do sol na nossa saúde?
Sabes que o nosso corpo precisa de vitaminas. Uma delas, a vitamina D, é necessária para que o nosso corpo utilize o cálcio que os alimentos nos dão e, por isso mesmo, é muito importante na fase de crescimento dos ossos.
Como obtemos vitamina D? Através da comida e do sol.
Mais através do sol, pouco através dos alimentos (o salmão, a sardinha e a gema dos ovos são dos alimentos com mais vitamina D).
Se andarmos ao sol cerca de 20 minutos, enquanto o sol não está intenso, obtemos a vitamina D necessária para um dia.
A exposição prolongada ao sol é perigosas. A exposição ao sol pouco intenso, durante 20 minutos, é muito importante para saúde.
A quantidade de vitamina D que os alimentos nos dão não chega. E daí que seja importante que as crianças brinquem em parques infantis e os adolescentes joguem futebol, andem de bicicleta ou passeiam ao ar livre, para que apanhem algum sol e formem vitamina D.
"Até ao momento, investigações mostram que a exposição solar moderada, mas freqüente, é saudável.” No entanto, e excesso, é “perigoso”, pelo risco do desenvolvimento de “cancro da pele.
Sem comentários:
Enviar um comentário