quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

POLUIÇÃO DO AR NA CIDADE E EM CASA

"Segundo a Agência Europeia do Ambiente a poluição do ar atmosférico é o problema ambiental que mais prejudica a saúde dos portugueses e dos restantes cidadãos europeus uma vez que ... cerca de 20 milhões de europeus sofrem com doenças respiratórias".
Mas não é só o ar exterior das cidades que causa problemas respiratórios ... o ar que respiramos em casa é também causador de problemas graves devido à presença de microrganismos, ácaros, poeiras e produtos químicos (exº ambientadores, detergentes, desodorizantes, vernizes, tintas, colas, etc).

Não esqueças que a redução da poluição do ar nas cidades depende das decisões da câmara municipal relativamente à mobilidade (modo como nos deslocamos na cidade onde vivemos), ao facto de haver ou não fábricas no meio da cidade e de existir ou não parque de cidade com árvores grandes e com muitas folhas (que captam o dióxido de carbono  e produzem o oxigénio).
Na cidade onde vives há ciclovia? Podes ir para a escola de bicicleta, com segurança?
Há Parque de Cidade onde podes correr, brincar, andar de bicicleta, descansar na relva, fazer pic-nic, etc?
Os carros formam filas enormes (libertando monóxido de carbono e outros gases tóxicos)?

Que cidade queres tu para viver? Poluída ou não poluída?
O que podes fazer para melhorar o ar da cidade onde vives?

Por isso é importante divulgar boas práticas que ajudam a proteger a qualidade do ar.
A Agência Portuguesa do Ambiente divulga diariamente os resultados do estudo do controlo do ar em Portugal na Base de Dados on-line, que podes consultar com a ajuda dos teus pais.

O teu trabalho de pesquisa é sobre este tema?
Consulta os links indicados na moodle, selecciona a informação que te interessou, consulta o guião para o trabalho de pesquisa e ... BOM TRABALHO.

Observa a cidade onde vives e também a tua casa, e irás perceber o que é preciso melhorar para que o ar não esteja poluído e não prejudique  atua saúde.

Se queres saber mais, e dar a tua opinião sobre este assunto, participa no blogue colocando as tuas dúvidas e sugestões em comentários ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim as pessoas podiam começar a respeitar o ambiente, pois assim só estam a pioralo=(

Anónimo disse...

eu acho que não deviam poluir a cidade.