quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Campanha "Pequeno-almoço e Sucesso escolar"

O pequeno-almoço é a 1ª refeição do dia, após uma noite de jejum prolongado. É uma refeição muito importante, a que deve corresponder um quarto do consumo diário de alimentos, porque nos fornece a energia e nutrientes necessários para começarmos um dia de trabalho. 
Um pequeno-almoço completo inclui alimentos de três dos quatro grupos seguintes: cereis e derivados, legumes e frutos, leite e derivados e carne ou equivalentes. 
Pequeno-almoço completo e equilibrado. Qual preferes?
• 1 copo de leite + 1 pão com fiambre + 1 copo pequeno de sumo de laranja
• 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta
• 1 taça de iogurte com fruta aos pedaços + 4 bolachas pouco doces (Maria, torrada, água e sal ou integral)
• 1 pão com queijo + 1 sumo ou 1 peça de fruta
• 1 copo de leite batido com fruta + 1 pão com fiambre ou doce
Quantas horas passas em jejum desde o dia anterior? Se não tomas pequeno-almoço, o teu corpo não recebe nutrientes para começar um dia de trabalho.
Sabias que os estudantes que não tomam o pequeno–almoço ou não comem o suficiente durante a manhã, ficam:
- desatentos e agitados;
- sonolentos e fracos;
- com comportamentos disparatados;
- cansados e com perda de forças;
- com dificuldade de concentração;
- com dificuldade de raciocínio, de memória e de movimentos.

E tu? Tomas o pequeno-almoço todos os dias? 
Já sabes o que deves comer ao pequeno-almoço de modo a ficares bem alimentado?

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

SOMOS O QUE COMEMOS

Vê o filme SOMOS O QUE COMEMOS 
(atenção: nessa altura cada pacotinho de açúcar ainda pesava 8 g)

Regista na tua ficha:
- o problema de saúde do Luís;
- o risco que o Luís corria pelo facto de fazer uma alimentação errada;
- qual a causa dos problemas de saúde do Luís?
- qual o ingrediente presente nos alimentos que mais problemas 
- casa na saúde das crianças?
- qual a quantidade máxima de açúcar por dia, para um adulto?
- qual a quantidade máxima de açúcar por dia, para uma criança?
- quais os alimentos mais ricos em açúcar? 
- o que podemos fazer para evitar alimentos com tanto açúcar?
- qual a informação que achaste mais preocupante?
- que quantidade de frutos devemos comer por dia?
- que quantidade de vegetais devemos comer por dia?
- qual é o alimento mais saudável que podemos comer?
- quantas vezes por mês podemos comer fritos?
- por que razão não se vendem refrigerantes e batatas fritas nas escolas?
- qual a quantidade máxima de sal que uma criança pode comer por dia?
- quais as doenças causadas pela gordura, açúcar e sal em excesso?
Que cuidados que deves ter, no futuro, para evitar estas doenças? 


REGRAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Beber 1,5 a 2 litros de água por dia (6  a 8 copos);
Utilizar alimentos de qualidade;
Tomar sempre o pequeno almoço;Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas;Variar o mais possível de alimentos;Não passar mais de três horas e meia sem comer;Evitar alimentos com muito sal;Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);Evitar os fritos ou ementas com muita gordura;Consumir produtos hortícolas com abundância;Preferir pão escuro;Evitar carne vermelha;Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;Bebidas alcoólicas? Só para adultos e com moderação. 

domingo, 7 de outubro de 2018

ÁGUA: o que devemos beber por dia? Porquê?

Cerca de 60% do corpo humano é constituido por água. Varia me função dos sexo e da idade. Isto significa que um adulto que pese 100kg terá cerca de 60 kg de água e, uma pessoa com 50kg, cerca de 30 kg de água.
Ao longo da vida o corpo humano tem percentagem variável de água.                                                              Retirado aqui. Ampliar


Quantos copos de água devemos beber? Depende da idade, do peso, da atividade física e do clima. E se estamos saudáveis ou doentes.
                                                         Retirado aquiAmpliar.
Precisamos de água para:
  • função plástica - de construção das células do nosso corpo -  tal como as proteínas, lípidos e minerais.
  • Ajuda a eliminar resíduos da nossa alimentação, que o sangue leva até aos rins. Nos rins a água "empurra" esses resíduos para a bexiga, que saem na forma de urina. Se bebermos pouca água os resíduos não são eliminados. Ficamos doentes.
  • Ajuda a equilibrar a temperatura do nosso corpo. Sabes por que motivo transpiramos quando temos febre alta, fazemos uma atividade física intensa ou está muito calor? O nosso corpo elimina água, na forma de suor, quando a temperatura do corpo sobe. Caso contrário, morríamos.

                                                             

REFEIÇÕES: como evitar excesso de açúcar, gorduras e sal?

Retirado aqui.
O consumo excessivo de açúcar, o sal e as gorduras, são as principais causas das doenças atuais. 
Nos últimos 50 anos o peso de açúcar triplicou na alimentação diária. Há cada vez mais gente com diabetes, obesidade e colesterol, até mesmo desde a adolescência. No passado estas doenças só pareciam em adultos. 
Em Portugal há adolescentes com diabetes, hipertensão, colesterol elevado. E o açúcar é a principal causa desses problemas.
Observa a composição indicada na rotulagem dos alimentos. Ultrapassa a dose indicada no esquema? Não compres!
Até 2016 cada pacotinho de açúcar pesava 8 g. Em janeiro de 2017 foi publicada uma lei que obrigou  a baixar para 5 g. Sabes porquê?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha um adulto saudável a não ultrapassar 25 de açúcar por dia  = 5 pacotinhos.
Para uma criança é muito menos. Mas, na verdade,  em Portugal, os pais dão às crianças  cerca de 160 g de açúcar por dia (32 pacotinhos). Sabes porquê?
Comem pequeno-almoço, lanches e refeições, com grande quantidade de açúcar:
  • 200 ml de néctar = entre 20 açúcar (depende da marca)
  • 330 ml de coca-cola = 30 g açúcar (depende da marca)
  • 250 ml ice-tea = 17 g de açúcar
  • bolo de arroz = 25 g = 5 pacotinhos açúcar
  • Gomas (100g) = 60 g açúcar =  
  • 60 g de cereais de pequeno-almoço + leite = 30 g açúcar (6 pacotinhos)
  • Iogurte com açúcar + bolachas de chocolate = 30 g açúcar (6 pacotinhos)
  • Lasanha + coca-cola + gelatina (com açúcar) = 47 g açúcar (9 pacotinhos)
  • Néctar (200 ml) + pão com chocolate = 35 g açúcar (7 pacotinhos)
Quem usa estes alimentos com frequência come:
Por dia: 160  a 200 g de açúcar 
Por semana: 1,1 a 1,4 kg  açúcar

Sabes que devemos beber 1, 5 a 2 litros de água por dia (6 a 8 copos).
Sabes distinguir outras bebidas usada por crianças e adolescentes?
  • Sumos 100% - frutos.
  • Néctares de pera, maçã e pêssego: 50% de sumo + água + açúcar + aditivos alimentares 
  • Néctares de maracujá  e manga: 25% de sumo + água + açúcar + aditivos alimentares
  • Refrigerantes de sumo: 8% na laranja, 6% no ananás e16 % para a uva, maçã e pêra. O resto é água + açúcar  + aditivos alimentares + gás. 
  • Refrigerantes aromatizado: não tem sumo. água + açúcar  + aditivos alimentares
Mas também há açúcar escondido em alimentos: o fiambre, as sopas instantâneas, o ketchup e outros molhos, são exemplos de alimentos com açúcar, cuja presença não é fácil de perceber.
A fruta, leite, cereais e leguminosas, batata doce, beterraba,  são alimentos adocicados porque têm glícidos naturais (hidratos de carbono). O açúcar de pacote, feito de sacarose (retirada da cana-de-açúcar) não é necessário ao nosso organismo.
Para saber mais:
- consulta


terça-feira, 2 de outubro de 2018

RODA DOS ALIMENTOS MEDITERRÂNICA. Para que servem os nutrientes?

Fazes várias refeições por dia e comes uma grande variedade de alimentos.
Sabes que os alimentos têm importância diferente para o nosso organismo, porque têm constituintes diferentes a que chamamos nutrientes. E nem todos te fazem bem à saúde.
Percebeste que a Roda dos Alimentos está organizada em setores. E cada um junta alimentos especialmente ricos num ou vários nutrientes. 
Leite, queijo e iogurtes - são alimentos equilibrados, que contêm um pouco de cada nutriente. Ricos em cálcio, fósforo e proteínas. Sem fibras. 
Carne peixe, ovos e leguminosas - ricos em proteínas, minerais (ferro e zinco) e Vit B12Alguns têm muitos lípidos. 
Legminosas (feijão, ervilhas, favas, tremoço, lentilhas, soja) - especialmente ricas em proteínas e glícidos de absorção lenta, fibras, vit. B e minerais (magnésio e ferro).
Cereais, massa, pão, batata, bolachas - ricos em glícidos (ou hidratos de carbono). Dão-nos fibras, vitaminas (Vit. B) e sais minerais (magnésio e ferro).
Frutos e vegetais - ricos em vitaminas, minerais e fibras.
Azeite, óleo, manteiga e margarina - ricos em lípidos e transportam vitaminas solúveis em gorduras (vit. A, vit. D, vit E e vit K). 
É fácil ver que há setores grandes  e outros muito pequenos. Uma alimentação é saudável se for:
  • COMPLETA - com alimentos dos vários setores todos os dias (que nos dão os 7 nutrientes).
  • VARIADA - variar de alimentos de cada setor, de refeição para refeição. 
  • EQUILIBRADA - comer mais alimentos dos setores grandes e menos dos setores pequenos.
Agora, com os teus pais, podes consultar a informação:

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O QUE VAIS APRENDER EM CIÊNCIAS...

No 5º ano estudaste a diversidade animal e vegetal e percebeste por que motivo é importante termos cuidados para não poluir a água, o ar e o solo. Percebeste que o AMBIENTE que nos rodeia é importante para os seres vivos e para o Homem e que há vida selvagem no campo, nas montanhas, no mar, nos rios e outros locais da Terra... mas também nas cidades!

No 6º ano vais compreender o funcionamento do teu corpo e perceber que deves ter cuidados no dia-a-dia, para evitar doenças e problemas. Vais também aprofundar conhecimentos sobre as plantas. Terás a oportunidade de:
  • aprender a fazer uma alimentação saudável e a escolher alimentos que te tornam forte, que te protegem de doenças e te tornam capazes de aprender;
  • perceber como funcionam os diferentes orgãos do teu corpo;
  • descobrir seres vivos tão pequeninos que só vemos ao microscópio - uns úteis e outros patogénicos (que provocam doenças);
  • perceber por que motivo devemos ter as vacinas em dia;
  • perceber como se formam e nascem os bebés;
  • perceber por que motivo o tabaco, o álcool e as drogas prejudicam o nosso organismo;
  • perceber o efeito negativo da poluição da água, do ar e do solo nos seres vivos;
  • saber como se reproduzem as plantas;
  • perceber a importância das plantas para a vida na Terra;
  • etc.
É importante ter comportamentos saudáveis e seguros de modo a evitar doenças e problemas. 
De facto a saúde é muito importante na nossa vida. Mas só nos apercebemos disso quando estamos doente.
O importante é que sejas curioso/a, que participes nas tarefas das aulas e colabores com os colegas,  que faças as pesquisas propostas, recolhas materiais necessários a trabalhos de grupo e sejas capaz de fazer escolhas saudáveis.
E, como para aprenderes alguns assuntos são necessários conhecimentos de outras disciplinas, farás, tal como no 5º ano, trabalhos em que os restantes professores vão colaborar.
Espera-te um ano com muito boas surpresas...