sexta-feira, 10 de Outubro de 2014

O QUE VAIS APRENDER EM CIÊNCIAS...

No 5º ano estudaste a diversidade animal e vegetal e percebeste por que motivo é importante termos cuidados para não poluir a água, o ar e o solo. Percebeste que o AMBIENTE que nos rodeia é importante para os seres vivos e para o Homem e que há vida selvagem no campo, nas montanhas, no mar, nos rios e outros locais da Terra... mas também nas cidades!

No 6º ano vais compreender o funcionamento do teu corpo e perceber que deves ter cuidados no dia a dia, para evitar doenças e problemas. Vais também aprofundar conhecimentos sobre as plantas. Terás a oportunidade de:
  • aprender a fazer uma alimentação saudável e a escolher alimentos que te tornam forte e protegem de doenças;
  • perceber como funcionam os diferentes orgãos do teu corpo;
  • perceber por que motivos devemos ter as vacinas em dia;
  • descobrir seres vivos tão pequeninos que só vemos ao microscópio - uns úteis e outros patogénicos (que provocam doenças);
  • perceber como se formam e nascem os bebés;
  • perceber por que motivo o tabaco, o álcool e as drogas prejudicam o nosso organismo;
  • perceber o efeito negativo da poluição na água, no ar e no solo;
  • saber como se reproduzem as plantas;
  • perceber a importância das plantas;
  • etc.
Vais  descobrir que é importante ter comportamentos saudáveis e seguros de modo a evitar doenças e problemas. 
A saúde é muito importante na tua vida e só te apercebes disso quando estás doente.
O importante é que tenhas curiosidade por estes assuntos, que participes nas tarefas das aulas e estudes em casa, que faças as atividades que te propomos neste blogue e tenhas curiosidade pelas matérias.
Espera-te um ano de muitas surpresas...

sexta-feira, 19 de Setembro de 2014

ERROS ALIMENTARES - excesso e carência de nutrientes

Os erros alimentares são devidos a uma alimentação errada, desequilibrada, que não cumpre as indicações da Roda dos Alimentos e podem ser devidos:

1. A excesso de nutrientes - de lípidos ou gorduras (porque se abusa dos fritos, dos bolos com creme, dos folhados, das carnes gordas, etc); de glúcidos (quando se abusa dos doces, refrigerantes, bolos, etc); de proteínas (quando se come excesso de carne, especialmente carne vermelha).
A obesidade, as doenças do coração e vasos sanguíneos bem como a cárie dentária e algumas doenças dos rins, são devidas a erros alimentares.


2. À falta de nutrientes (carências alimentares) - quando uma criança não come proteínas em quantidade suficiente tem problemas de crescimento, dificuldades de aprendizagem e falta de defesas contra as doenças.
Há pessoas que fazem um alimentação cara, mas não comem alimentos de todos os setores da Roda dos Alimentos e por isso mesmo têm falta de minerais (cálcio, fósforo, ferro, flúor) e de vitaminas... e ficam doentes.

A alimentação diária deve fornecer variedade e quantidade de nutrientes que necessitamos para o dia-a-dia; mas as necessidades nutricionais (em nutrientes) dependem da idade, do tipo de actividade física e do estado de saúde.
Uma alimentação pobre em cálcio deixa "marcas" no corpo ... pois os ossos ficam muito fracos, podendo partir com facilidade; esta doença é conhecida por osteoporose e provoca diminuição de tamanho à medida que as pessoas envelhecem. Se, ao longo da vida, uma pessoa não comer alimentos fornecedores de cálcio (leite, queijo ou iogurte, feijão, espinafres, bróculos, etc) em quantidade suficiente e não praticar atividade física, terá problemas ósseos.
A falta de atividade física e uma alimentação errada, com excesso de gorduras e açúcar, dão mau resultado ... por isso se diz que a saúde e a forma física dependem das nossas escolhas diárias.
Quem da preferência a uma alimentação pobre em vegetais, frutos e leite... facilmente ficará doente e obeso.

quinta-feira, 11 de Setembro de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Quando uma Alimentação é COMPLETA, VARIADA e EQUILIBRADA, diz-se que é uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Sabes o significado desses termos?
Alimentação Completa - devemos comer alimentos dos diferentes setores da Roda em todas as refeições, ou pelo menos ao longo de cada dia.
Alimentação Equilibrada - comer mais dos setores maiores  menos dos setores menores
Alimentação Variada - variar de alimentos de refeição a refeição e ao longo da semana. Exº: ao almoço carne +...; ao jantar peixe +...

Roda dos Alimentos dá-nos informações sobre o modo como devemos escolher os alimentos no dia a dia.

Aprendeste que há 7 nutrientes - glúcidos, protídos, lípidos, vitaminas, minerais, fibras e água. Observa a Roda dos Alimentos e tenta associar os alimentos aos nutrientes que cada um contém.
É bom que saibas que os alimentos estão associados na Roda em função dos nutrientes que contêm. Agora vai ser fácil aprenderes a escolher alimentos de modo a fazer uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL que vai manter-te elegante, saudável e te ajude a estar com atenção e interessado nas tarefas da aula e, ainda, a ter bom resultado no desporto que praticas. 
Lembra-te que os constituintes dos alimentos nos ajudam no raciocínio, memória e também no equilíbrio, resistência e força física.

Não esqueças:
  • os alimentos do setor dos lípidos (gorduras) devem estar presentes em pequena quantidade na nossa alimentação; 
  • há alimentos que não parecem conter gorduras mas que afinal as contêm em quantidade elevada tal como o chocolate, os panikes e os folhados... ricos em gorduras "escondidas";
  • há também açúcares "escondidos" nos refrigerantes, em cereais de pequeno almoço e em bolos.

Para saberes mais sobre alimentação e ajudar a tua família a escolher alimentos saudáveis  pesquisa e informa-te:

quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Campanha "Pequeno-almoço e Sucesso escolar"

O pequeno-almoço é a 1ª refeição do dia, após uma noite de jejum prolongado. É uma refeição muito importante, a que deve corresponder um quarto do consumo diário de alimentos, porque nos fornece a energia e nutrientes necessários para começarmos um dia de trabalho.
Sabias que os estudantes que não tomam o pequeno–almoço ou não comem o suficiente durante a manhã, ficam:
- desatentos e agitados;
- sonolentos e fracos;
- com comportamentos disparatados;
- cansados e com perda de forças;
- com dificuldade de concentração;
- com dificuldade de raciocínio, de memória e de movimentos.

E tu? Tomas o pequeno-almoço todos os dias? 
Sabes o que deves comer ao pequeno-almoço de modo a ficares bem alimentado?

quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2013

ANTIBIÓTICOS - cuidados a ter

Sabes que o 1º antibiótico foi descoberto, por acaso, por Alexandre Fleming e que os antibióticos são usados para tratar doenças provocadas por bactérias patogénicas.
Percebeste também que:
  • Só podemos tomar antibióticos receitados pelo médico, pois é o profissional de saúde que faz o diagnóstico das doenças em função dos sintomas que apresentamos;
  • Há regras a seguir quando tomamos antibióticos - tomar até ao fim, à hora certa, etc;
  • Quem toma antibióticos sem receita médica, ou não cumpre as regras, arrisca-se a que as bactérias desenvolvam resistência a esse antibiótico.
Sintomas = sinas da doença (o que sentimos).
Diagnóstico = descobrir qual é a doença a partir dos sintomas apresentados.
Resistência aos antibióticos = no futuro esse antibiótico passa a não conseguir matar/destruir esse grupo de bactérias e deixa de haver modo de as atacar e curar o doente; as bactérias ficam resistentes ao antibiótico (habituadas a ele).
Leram esta informação com os vossos pais? A nossa saúde também depende da forma como usamos os medicamentos, razão pela qual é importante que toda a família saiba quais os cuidados a ter com antibióticos.
No teu trabalho não te esqueças de indicar as regras sobre a toma de antibióticos que deves pesquisar junto do farmacêutico ou do teu médico de família.

quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013

VACINAS - se és rapariga ...

Agora que já sabes como actuam as vacinas percebes com certeza por que motivo devemos ter as vacinas em dia.

Se és rapariga é importante que percebas também por que motivo deves ser vacinada contra as seguintes doenças:
  • Rubéola - vacinar uma rapariga contra a rubéola permite que o seu organismo produza anticorpos especiais contra este vírus evitando assim a doença; o vírus da rubéola é muito perigoso se uma mulher grávida for contagiada entre a 11ª e a 16ª semana de gravidez, pois o feto (bebé que está a formar-se) pode vir a sofrer de problemas auditivos (surdez, etc.) ou alterações na parte neurológica (sistema nervoso) e motora (movimento). 
  • Vírus do Papiloma Humano (HPV) - a vacina é gratuita, deve ser feita entre os 10 e os 13 anos e vai permitir que o teu organismo produza anticorpos especiais contra o HPV 16 e 18, criando defesas contra o cancro do colo do útero, uma doença cada vez mais frequente nas mulheres          
Todas as mulheres devem estar vacinadas contra o HPV pois só assim conseguem ter defesas   contra o HPV e evitar o cancro do colo do útero.