quarta-feira, 1 de junho de 2011

DA FLOR AO FRUTO

Sabes que a flor é constituída pela parte feminina, o gineceu, e pela parte masculina, o androceu. A flor tem também orgãos de suporte (o pedúnculo e o receptáculo) e orgãos de protecção - o cálice (conjunto das sépalas) e a corola (conjunto das pétalas).
  • O gineceu é constituído pelos carpelos, que por sua vez são formados por ovário, estilete e estigma; é no ovário que se formam os óvulos, as células reprodutoras femininas das plantas.
  • O androceu é constituído por um conjunto de estames, que por sua vez são formados por filete e antera; é na antera que se formam os grãos de pólen, as células reprodutoras femininas das plantas.
Quando os grãos de pólen estão maduros soltam-se da antera, empurrados pelo vento e chuva, ou transportados pelos animais (vários insectos, aves, mamíferos, etc), e vão ao encontro dos óvulos das flores femininas. A esse fenómeno dá-se o nome de polinização.
Quando os grãos de pólen encontram um óvulo dá-se a fecundação.
Depois da fecundação a flor sofre modificações - as pétalas e as sépalas caem, o ovário desenvolve-se dando origem ao pericarpo (parte que nós comemos) e os "óvulos" dão origem às sementes. A este processo chama-se frutificação. Tens aqui o processo de formação das cerejas.
Queres confirmar o que sabes sobre a flor?
Queres confirmar o que sabes sobre a polinização?
Queres confirmar o que sabes sobre a fecundação?
Queres confirmar o que sabes sobre a formação do fruto?

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho uma exelente ideia fazerem um blogue, onde os alunos possam estudar, para os testes.A informação que esta a decorrer agora é espetacular para os alunos estudarem.Continuem assim!!MUITOS PARABENS A PROFESSORA TERESA BARBOSA.