sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ERROS ALIMENTARES - excesso e carência de nutrientes

Os erros alimentares são devidos a uma alimentação errada, desequilibrada, que não cumpre as indicações da Roda dos Alimentos e podem ser devidos:

1. A excesso de nutrientes - de lípidos ou gorduras (porque se abusa dos fritos, dos bolos com creme, dos folhados, das carnes gordas, etc); de glúcidos (quando se abusa dos doces, refrigerantes, bolos, etc); de proteínas (quando se come excesso de carne, especialmente carne vermelha).
A obesidade, as doenças do coração e vasos sanguíneos bem como a cárie dentária e algumas doenças dos rins, são devidas a erros alimentares.

2. À falta de nutrientes (carências alimentares) - quando uma criança ou jovem não come proteínas, legumes e frutos em quantidade suficiente, tem problemas de crescimento, baixa resistência, dificuldades de aprendizagem e falta de defesas contra as doenças.
Há pessoas que fazem um alimentação cara, mas não comem alimentos de todos os setores da Roda dos Alimentos e por isso mesmo têm falta de minerais (cálcio, fósforo, ferro, flúor) e de vitaminas... e ficam doentes.

A alimentação diária deve fornecer variedade e quantidade de nutrientes que necessitamos para o dia-a-dia; mas as necessidades nutricionais (em nutrientes) dependem da idade, do tipo de actividade física e do estado de saúde.
Uma alimentação pobre em cálcio deixa "marcas" no corpo ... pois os ossos ficam muito fracos, podendo partir com facilidade; esta doença é conhecida por osteoporose e provoca diminuição de altura à medida que as pessoas envelhecem. Se, ao longo da vida, uma pessoa não comer alimentos fornecedores de cálcio (leite, queijo ou iogurte, feijão, espinafres, bróculos, etc) em quantidade suficiente e não praticar atividade física, terá problemas ósseos.
A falta de atividade física e uma alimentação errada, com excesso de gorduras e açúcar, dão mau resultado ... por isso se diz que a saúde e a forma física dependem das nossas escolhas diárias.
Quem dá preferência a uma alimentação pobre em vegetais, frutos e leite... e prefere alimentos ricos em gordura (batatas fritas, folhados, bolachas com gordura) e guloseimas (refrigerantes, doces, gomas, etc.), facilmente ficará doente e obeso.

2 comentários:

andreia disse...

Professora eu sou a andreia do
6º8 este pequeno resumo que voce publicou ajudou-me muito a perceber melhor a matéria que estamos a dar.

Anónimo disse...

ola setora!!
é a margarida do 6º8
gosto muito do blogue da setora e vai ser muito precioso para o trabalho de area de projecto que é para falar sobre a alimentação.
bjs da margarida