sábado, 20 de dezembro de 2014

CONSEQUÊNCIAS DO TABAGISMO

Sabes que o tabagismo é o vicio de fumar e é considerado, pela Organização Mundial de Saude (OMS), a principal causa de morte evitável.
Neste filme verás a quantidade de alcatrão que existe em 400 cigarros (20 maços de tabaco). Alcatrão que os fumadores acumulam nas vias respiratórias e que causa doenças graves, mesmo a morte.



Sabes que o tabaco é obtido a partir de uma planta cujas folhas são secas e depois tratadas por um processo de transformação que as prepara para utilização em cigarros, cachimbo, charutos, etc.
Sabes, também, que o tabaco é muito prejudicial à saúde, pois contém constituintes muito perigosos. Por isso o tabagismo é considerado um dos problemas de saúde pública mais graves hoje em dia, razão pela qual os maços de tabaco apresentam informação escrita sobre os efeitos do tabaco na saúde, é proibida  a venda de tabaco a menores e, além disso, é proibido fumar em certos locais.
Os fumadores passivos, pessoas que estão sujeitas ao fumo do tabaco dos outros (adultos que frequentam ambiente de fumadores, crianças cujos pais fumam ou que frequentam ambientes de fumo, etc.), estão sujeitos às mesmas doenças dos fumadores.


O tabaco tem cerca de 4000 constituintes, de que destacámos:
  • alcatrão - provoca o cancro de pulmão e de outros órgãos;
  • nicotina - provoca o vício;
  • monóxido de carbono - é um gás tóxico (venenoso) que diminui a capacidade do sangue para transportar o oxigénio até às células; durante a hematose pulmonar o monóxido de carbono ocupa o lugar do oxigénio;
  • substâncias irritantes - diminui as defesas, provoca tosse, catarro, etc.
  • etc.


A sinalética (placas com informação)  lembra-nos as leis relativas à prevenção do tabagismo:

O tabaco é, ainda, uma das principais causas da poluição do ar do interior das habitações, edifícios, etc.
Para recordares assuntos tratados nas aulas e ajudares familiares ou amigos a deixar de fumar, consulta os filmes e as notícias publicadas no Portal da Saúde, em jornais e na televisão:
Agora, que já sabes como funciona o sistema respiratório e sabes os efeitos do tabaco na saúde... faz uma pesquisa sobre:
  •  VANTAGENS DE NÃO FUMAR na saúde, no desporto, no aspeto físico, etc. Pergunta  a familiares, farmacêutico, médico de família, enfermeiro, etc.
  • INFORMAÇÃO ANTI TABÁGICA EXISTENTE NOS MAÇOS DE TABACO: frases chamando a atenção para os efeitos do tabaco na saúde.

Além dos efeitos negativos do tabaco, não esqueças: quando as pessoas não cumprem a Lei... pagam multa.



1 comentário:

Catarina Monteiro disse...

Quais são os produtos resultantes da respiração?