Este blogue foi criado em 2007, na Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão (Braga), como complemento das aulas de Ciências da Natureza do 6º ano e para apoiar o teu estudo.
Através da net vais poder estudar de forma autónoma e aprofundar conhecimentos sobre as matérias trabalhadas nas aulas.
Vais também ter acesso a blogues de apoio a outras disciplinas feitos professores desta escola.
O que é preciso é vontade de aprender...
RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS - um risco para o futuro
Sabes que há regras a cumprir quando tomamos antibióticos. Mas, como nem toda agente as cumpre, há bactérias que começam a habituar-se a alguns antibióticos e tornam-se cada vez mais fortes. Ficam resistentes a esses antibióticos. Tens uma doença provocada por uma bactéria e o médico receitou-te um antibiótico? Deves tomar:
a dose receitada
no intervalo de tempo indicado (8 em 8 h ou 12 em 12 h, ...)
Por que razão há bactérias resistentes aos antibióticos?
1. Tomar antibióticos sem receita médica - Tomar antibiótico para qualquer coisa – sem o pedido médico – é um dos maiores perigos.
2. Os antibióticos (e todos os outros medicamentos) fora de prazo devem ser entregues na farmácia - remédios deitados na pia, na sanita ou no lixo, podem entrar em contacto com bactérias, tornando-as mais fortes. Entregue-os na farmácia.
3. Criação de animais - muitos produtores exageram na aplicação de medicações que afastam as bactérias dos animais e até das plantações.
Como as nossas mãos estão sempre em contacto com superfícies com micróbios perigosos, a melhor maneira de acabar com bactérias patogénicas é lavando as mãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário