domingo, 7 de outubro de 2018

ÁGUA: o que devemos beber por dia? Porquê?

Cerca de 60% do corpo humano é constituido por água. Varia me função dos sexo e da idade. Isto significa que um adulto que pese 100kg terá cerca de 60 kg de água e, uma pessoa com 50kg, cerca de 30 kg de água.
Ao longo da vida o corpo humano tem percentagem variável de água.                                                              Retirado aqui. Ampliar


Quantos copos de água devemos beber? Depende da idade, do peso, da atividade física e do clima. E se estamos saudáveis ou doentes.
                                                         Retirado aquiAmpliar.
Precisamos de água para:
  • função plástica - de construção das células do nosso corpo -  tal como as proteínas, lípidos e minerais.
  • Ajuda a eliminar resíduos da nossa alimentação, que o sangue leva até aos rins. Nos rins a água "empurra" esses resíduos para a bexiga, que saem na forma de urina. Se bebermos pouca água os resíduos não são eliminados. Ficamos doentes.
  • Ajuda a equilibrar a temperatura do nosso corpo. Sabes por que motivo transpiramos quando temos febre alta, fazemos uma atividade física intensa ou está muito calor? O nosso corpo elimina água, na forma de suor, quando a temperatura do corpo sobe. Caso contrário, morríamos.

                                                             

Sem comentários: