quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Campanha "Pequeno-almoço e Sucesso escolar"

O pequeno-almoço é a 1ª refeição do dia, após uma noite de jejum prolongado. É uma refeição muito importante, a que deve corresponder um quarto do consumo diário de alimentos, porque nos fornece a energia e nutrientes necessários para começarmos um dia de trabalho. 
Um pequeno-almoço completo inclui alimentos de três dos quatro grupos seguintes: cereis e derivados, legumes e frutos, leite e derivados e carne ou equivalentes. 
Pequeno-almoço completo e equilibrado. Qual preferes?
• 1 copo de leite + 1 pão com fiambre + 1 copo pequeno de sumo de laranja
• 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta
• 1 taça de iogurte com fruta aos pedaços + 4 bolachas pouco doces (Maria, torrada, água e sal ou integral)
• 1 pão com queijo + 1 sumo ou 1 peça de fruta
• 1 copo de leite batido com fruta + 1 pão com fiambre ou doce
Quantas horas passas em jejum desde o dia anterior? Se não tomas pequeno-almoço, o teu corpo não recebe nutrientes para começar um dia de trabalho.
Sabias que os estudantes que não tomam o pequeno–almoço ou não comem o suficiente durante a manhã, ficam:
- desatentos e agitados;
- sonolentos e fracos;
- com comportamentos disparatados;
- cansados e com perda de forças;
- com dificuldade de concentração;
- com dificuldade de raciocínio, de memória e de movimentos.

E tu? Tomas o pequeno-almoço todos os dias? 
Já sabes o que deves comer ao pequeno-almoço de modo a ficares bem alimentado?

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