quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

RESPIRAÇÃO CELULAR

Diariamente precisamos de dezenas de nutrientes, que recebemos através da alimentação. 
A Roda dos Alimentos ajuda-nos  aperceber que precisamos comer maior quantidade de alguns alimentos (ricos em vitaminas, minerais, fibras e glúcidos) e menor quantidade de outros (ricos em proteínas e lípidos).
Com exceção das fibras, cuja função é ajudar no funcionamento do intestino, todos os outros nutrientes sofrem absorção digestiva   -  glúcidos, proteínas, lípidos, vitaminas ( A,  B, C,  D, E, PP, K,…), minerais (cálcio, fósforo, flúor, ferro, magnésio, potássio, …) e água.

Sabes que depois da absoção digestiva os nutrientes seguem para as células, onde vão ser utilizados para várias funções.

Sabes também que, para além dos nutrientes, as células recebem oxigénio.
O que se passa nas células para que possam utilizar os nutrientes e o oxigénio?

Podemos comparar as células a uma fábrica, que recebe matéria prima (neste caso o oxigénio  e  os nutrientes) que vai usa para que o nosso corpo funcione:
Ø  com os glúcidos (ou hidratos de carbono) e algumas proteínas produz energia  mecânica, para a atividade física;
Ø  com os lípidos (gorduras) produz energia calorífica para nos aquecer o corpo;
Ø  com as proteínas, lípidos, minerais e água, renova e constrói novas células;
Ø  com os minerais, vitaminas e água, regula fenómenos celulares;
Ø  usa as vitaminas para nos proteger de doenças.

Mas, tal como em todas as fábricas, formam-se desperdícios que a célula tem de eliminar: o dióxido de carbono e o vapor de água. Estes lixos das células passam para o sangue, e daí para outros órgãos que os conduzem para fora do nosso corpo.
Ou seja... as células recebem oxigénio e nutrientes, com os quais realizam várias funções. Libertam dióxido de carbono e vapor de água que vão ser eliminados.


A este fenómeno chama-se RESPIRAÇÃOCELULAR.




Sem comentários: