segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

COMO É CONSTITUÍDO O SISTEMA CIRCULATÓRIO? QUE FUNÇÕES DESEMPENHA?



Afinal o coração é um "motor" que faz circular o sangue pelo nosso corpo ... quem diria?
sistema respiratório, o digestivo e o circulatório (coração e vasos sanguíneos) trabalham para levar o oxigénio e os nutrientes às nossas células. Os três sistemas fazem um trabalho de grupo que leva o oxigénio e nutrientes ao seu destino - as células. 
Vejamos:
  • o ar chega aos pulmões e dá-se uma troca gasosa nos alvéolos pulmonares (hematose pulmonar) ... o oxigénio passa dos alvéolos para o sangue e o dióxido do carbono do sangue para os alvéolos;
  • o oxigénio segue até às células, carregado pelos glóbulos vermelhos (hemácias); os nutrientes que atravessaram as vilosidades intestinais (absorção digestiva) seguem, também, até às células.
Como chegam o oxigénio e os nutrientes às células?
O que acontece nas células?
  • o sangue recebe o oxigénio nos pulmões e segue pela veia pulmonar a caminho do coração; entra na aurícula esquerda e "desce" para o ventrículo esquerdo que o vai "empurrar" para a artéria aorta, que o leva até às células. O sangue rico em oxigénio e nutrientes, chama-se sangue arterial.
  • as células recebem o oxigénio e nutrientes que vão utilizar para a sua renovação/construção e para produzir energia. Libertam dióxido de carbono e outros resíduos celulares.
  • O dióxido de carbono e resíduos seguem pela veia cava até à aurícula direita, passam para o ventrículo direito  e daí pela artéria pulmonar que os leva até aos pulmões. O sangue rico em dióxido de carbono, chama-se sangue venoso.
Que nome se dá ao sangue que transporta o oxigénio e os nutrientes até às células?
Que nome se dá ao sangue que transporta o dióxido de carbono e os resíduos celulares até aos pulmões?
Como se chama a  troca gasosa que ocorre nos pulmões?
O que vai acontecer ao dióxido de carbono e outros resíduos celulares que chegam aos pulmões?

QUERES SABER MAIS SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO?

Sem comentários: