segunda-feira, 1 de abril de 2019

COMO ELIMINAMOS OS RESÍDUOS QUE O NOSSO CORPO PRODUZ?

Aprendeste que a nossa saúde depende dos nossos hábitos diários: o que comemos e bebemos, o ar que respiramos  e o números de horas que dormimos.
Também aprendeste que o nosso corpo elimina os resíduos das células com a ajuda do sistema urinário (no homem e mulher) e da pele.
Sistema Urinário - os rins filtram o sangue, retirando os resíduos e alguma água; a água com os resíduos, forma a urina, que se acumula na bexiga e depois é eliminada. Se a tua urina é escura e mal cheirosa, já sabes qual é a razão: bebes pouca água, comes alimentos que deixam muitos resíduos ou tomas medicamentos que também deixam resíduos no sangue. Se bebes pouca água, o teu organismo tem dificuldade em eliminar todos esses resíduos. Os teus rins podem ficar doentes...
A solução é fácilbeber mais água e fazer uma alimentação saudável.
Pele - a pele também elimina resíduos, mas na forma de suor. Se o suor é mal cheiroso, qual será a razão? A mesma...
Para garantir a eliminação dos resíduos celulares é necessário beber, no mínimo, 1,5 a 2 litros de água por dia. Quem pratica exercício físico intenso deve beber mais água, pois transpira muito.

O suor é também uma forma de garantir o equilíbrio da temperatura do nosso corpo. Transpiramos para baixar a temperatura sempre que:
  • estamos doentes, com febre alta;
  • está muito calor e o nosso corpo começa a aquecer demasiado;
  • fazemos actividade física intensa e o nosso corpo também aquece.
Agora já sabes por que motivo se diz que beber água dá saúde.

Queres saber mais sobre o funcionamento dos rins? Vê aqui

Sem comentários: