quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CAMPANHA "PEQUENO-ALMOÇO e SUCESSO ESCOLAR"


AumentarRetirado aqui

Aqui
1ª refeição do dia
Não podemos esquecer que o pequeno-almoço é a 1a refeição do dia depois de uma noite de jejum prolongado. 
É uma refeição muito importante, a que deve corresponder um quarto do total do consumo diário de alimentos, porque nos fornece a energia e nutrientes necessários para começarmos um dia de trabalho (o trabalho dos estudantes é realizar as tarefas das aulas e estudar). 

A falta do pequeno-almoço provoca...
Os estudantes que "saltam" o pequeno-almoço, ou estão insuficientemente  alimentados, manifestam dificuldades de atenção, de raciocínio, de memória e, também, de movimentos. Estas dificuldades conduzem com frequência a comportamentos disparatados, a agitação, a sonolência e fraqueza. Nas aulas de educação física e nos momentos de brincadeira, podem surgir tonturas e mal estar devidos a gasto excessivo de energia (que devia ter sido fornecida pelos nutrientes energéticos recebidos ao pequeno-almoço).

Não tomas o pequeno almoço?!
A dieta, a falta de hábito de pequeno-almoço e a pressa matinal, são motivos que frequentemente levam à eliminação do pequeno-almoço e, em geral, estão relacionados com a falta de informação sobre a importância da alimentação na saúde e na qualidade de vida. Agora sabes que precisamos dos 7 nutrientes e, portanto, não podes esquecer o pequeno-almoço.

Mais erros alimentares?!
Quem não toma um bom pequeno-almoço, acaba por "petiscar" durante a manhã alimentos ricos em açúcar ou gorduras, que contribuem para  a obesidade. Ao almoço, procura compensar com uma refeição "pesada", que não substituiu o pequeno-almoço, provocando sonolência e cansaço típicos de uma digestão lenta e trabalhosa.
Ou seja, acumula erros alimentares durante o período em que faz mais esforço físico  e intelectual!

Não esqueças que:
  • O desenvolvimento físico, intelectual e afectivo, a resistência às doenças e a esperança de vida (tempo de vida), dependem da alimentação que fizemos desde bebés.
  • Está provado que a forma como nos alimentamos, a qualidade e a quantidade de alimentos que comemos e em especial o cuidado que temos com o pequeno-almoço influenciam muito diretamente a saúde e a capacidade de fazer aprendizagens. Influenciam, por isso mesmo, o rendimento escolar.
LEITE , QUEIJO OU IOGURTE
                     PÃO ou CEREAIS sem açúcar
                                                                  FRUTA
  • o leite, queijo ou iogurte, são alimentos equilibrados e uma forma fácil de recebermos proteínas (essenciais à renovação das células e ao crescimento) e cálcio (necessário para termos ossos e dentes resistentes);
  • pão ou cereais de pequeno-almoço sem açúcar (fornecedores de glúcidos e fibras); há cereais de pequeno-almoço que devemos evitar, razão pela qual é essencial consultar  a rotulagem;
  • fruta ou sumo de frutos;
  • água ou chá.
Informação para os teus pais/encarregados de educação:

Sem comentários: