sábado, 6 de maio de 2017

SEXUALIDADE: ainda tens dúvidas?

Já sabes quais são os caracteres sexuais secundários e o que é a puberdade. Conheces novos termos: óvulo (célula sexual feminina; que parece grande mas é microscópica), espermatozóide (célula sexual masculina), ovulação (o óvulo maduro sai do ovário), menstruaçãociclo menstrualfecundaçãonidação, gestação (1ª fase e 2ª fase)  e parto, passaram a ter um significado muito simples para ti. Consulta o resumo dos assuntos que aprendeste nas aulas e observa de novo as imagens.
Percebeste que, para evitar problemas e doenças, é importante ter comportamentos responsáveis e saudáveis no que diz respeito à sexualidade. É também importante que sejas assertivo(a), dizendo NÃO quando és desafiado(a) a ter comportamentos de risco. Os teus verdadeiros amigos querem o teu bem e não se zangam se fores assertivo(a).

Sabes, agora, que a sexualidade influencia os pensamentos, os sentimentos, o teu modo de atuar e o modo como te relacionas com os outros. Por isso influencia a tua saúde e bem estar.
Consulta  a Tabela de PONTOS FORTES e de PONTOS FRACOS, que resultou de um trabalho realizado por colegas teus em 2015. Quais são os teus pontos fortes?
E os teus pontos fracos?
Sabes que os teus pontos fracos dificultam o teu relacionamento com os outros e prejudicam  a tua vida. O que tens de fazer para os corrigir? 
Ainda tens dúvidas?
  • Coloca-as ao(à) tua médico(a) de família.
  • Podes procurar respostas mais pessoais no GIA. Faz uma lista das tuas dúvidas e, depois, marca hora de atendimento.
  • Podes também pedir ajuda no IPJ (Instituto Português da Juventude), para ti ou para amigos(as). Por email direto (ou geral@ipdj.pt) ou pelo telefone 707203030.

Sem comentários: