quarta-feira, 10 de maio de 2017

MICRORGANISMOS - os seres vivos que só vemos com o microscópio

Quem descobriu os microrganismos?
Antonie van Leeuwenhoek em (1632-1723) era um negociante holandês que trabalhava com tecidos e que usava lentes de aumento para observar com pormenor os fios. Como era um homem muito curioso usou as lentes para observar outros materiais – água de rios, resíduos que retirava dos seus dentes, etc. -  e construiu um aparelho para facilitar  a observação. Esse foi o primeiro microscópio. Observou seres que se movimentavam, a que chamou animáculos.
Leeuwenhoek escreveu várias cartas aos “cientistas” da época, em que informava que conseguiu ver seres que não se viam a olho nu, uns em forma de esferas e outros em forma de bastonetes.

Durante séculos pensou-se que as doenças eram provocadas pelo ar ou pelo facto de as pessoas terem sangue “ruim” (sangue mau). Só depois da descoberta do microscópio foi possível observar a presença de microrganismos em vários materiais e perceber a causa de algumas doenças.
Só bastante mais tarde, no séc XIX, o químico francês Louis Pasteur (1822-1895) e o médico alemão Robert Koch (1843-1910), descreveram que havia seres muito pequenos que só se viam com o microscópio - as bactérias - e que eram causadoras de doenças. Hoje sabe-se que nem todas as bactérias causam doenças.

Pasteur inventou um modo de destruir microrganismos à custa de temperaturas muito elevadas, que ficou conhecido por pasteurização.

Koch descobriu a causa de doenças, como por exemplo da tuberculose. Por isso a bactéria que causa  a tuberculose ficou conhecida  como bacilo de Koch.
Os microrganimos são seres vivos tão pequenos que só podem ser vistos com a ajuda do microscópio. 

O que é a microbiologia?
É a ciência que estuda os microrganismos. É um ramo da Biologia.
Os microrganismos mais pequenos (vírus) foram os últimos a serem descobertos, pois foi necessário microscópios especiais, com grande poder de aumento, para os conseguir observar.
Hoje conhecem-se vários tipos de microrganismos:
  • PROTOZOÁRIOS - unicelulares. Pertencem ao reino Protista e podem ter várias formas. A maior parte vive em ambiente aquático. Muitos são parasitas de plantas e de animais, causando doenças. Exºs: a giárdia; a leishmania (transmitida por um mosquito que se desenvolve em água parada e infeta animais quando os pica);  a toxoplasmose, transmitida pelos gatos, que causa malformações no feto.
  • FUNGOS - só os fungos unicelulares são microrganismos (há fungos pluricelulares como os cogumelos).  Pertence ao reino Fungi. Uns provocam doenças,  como o fungo que causa o pé-de-atleta (uma micose) e outros que nos ajudam a produzir alimentos: a levedura do pão, que transforma a farinha em pão ou a levedura do vinho que transforma o sumo de uva em álcool.
  • BACTÉRIAS - unicelulares. Pertencem ao reino Monera. Uns provocam doenças (infeção da pele, tuberculose, gastroenterites, meningite, etc.) e outros ajudam-nos a produzir alimentos (transformar o leite em iogurte) a fazer a compostagem (transformar restos animais e vegetais em húmus), 
  • VÍRUS - São os microrganismos mais pequenos e só podem ser vistos ao microscópio eletrônico. Causam doenças como: gripe, sarampo, varicela, rubéola, parotidite (papeira), hepatite, SIDA, etc. 

Sem comentários: