domingo, 28 de maio de 2017

COMO SE DEFENDE O NOSSO ORGANISMO DOS MICRORGANISMOS PATOGÉNICOS?

Alguns microrganismos patogénicos chegam muito facilmente até nós. O contágio, que é a transmissão do microrganismo de uma pessoa doente para outras pessoas, faz-se pelos espirros, pelo ar, pelas superfícies (corrimão, maçaneta das portas, tampo das mesas, etc.), pelos alimentos, pelas mãos, etc.
Quem está bem alimentado, de acordo com a Roda dos Alimentos, e dorme bem todas as noites, tem as suas defesas naturais fortes (sistema imunitário) facilmente vence a doença. Somos protegidos por:
Defesas externas (barreiras à entrada de microrganismos) – pestanas, sobrancelhas, pelos do nariz, pele, lágrimas, saliva, as mucosas (interior do nariz, ...), etc.
Defesas internas – glóbulos brancos  e anticorpos. E gânglios linfáticos.

Quando os microrganismos conseguem atravessar as defesas externas, começam a atuar as defesas internas.
Como atuam os glóbulos brancos?

Quando cais e fazes uma ferida na pele, ou quando comes um alimento com microrganismos,  os glóbulos brancos atravessam os vasos capilares sanguíneos e vão ao encontro dos microrganismos, fazendo a diapedese (atravessa o capilar) e a fagocitose (ataca e come o microrganismo).
Imagem aqui



Como atuam os vírus? Como nos defendemos deles?
Os vírus invadem (atacam) as nossas células, reproduzindo-se rapidamente, atuando como parasitas do nosso corpo. Mas, se estivermos saudáveis (bem alimentados e descansados), as defesas internas atuam rapidamente. 
Quando os glóbulos brancos se apercebem que entramos em contacto com o vírus de uma doença, dão sinal de "alarme" ao sistema imunitário, que inicia a produção de anticorpos específicos contra essa doença. São defesas especiais para combater cada um dos vírus que nos "ataca".
Durante esses dias, em que os anticorpos especiais contra essa doença são produzidos,  temos os respetivos sintomas: febre alta, dores de cabeça, dores musculares, pintas, feridas, manchas ou outro sintoma específico. Depois, os anticorpos específicos atacam o vírus, ganham o combate e os sintomas da doença desaparecem. Ficam guardados os anticorpos específicos contra essa doença. E, se um dia mais tarde estivermos novamente em contato com esse vírus, as defesas atuam rapidamente e não ficamos doentes.
Mas, se  pessoa não está bem alimentada e descansada, o seu organismo fica com poucas defesas e não consegue fabricar anticorpos rapidamente. Então as bactérias que existem no ar também atacam o organismo e surgem outras doenças ao mesmo tempo. Por isso há quem tenha pneumonia depois de uma gripe, do sarampo, da varicela, etc. E há quem morra por não ser tratado a tempo.

Para perceberes as notícias dadas na televisão, em noticiários e em filmes, sobre doenças transmitidas por microrganismos, é necessário conhecer os termos que usam sobre questões de saúde. Se já és capaz de perceber termos como contágio, viroses, anticorpos, vacinas, epidemias e pandemia, SIDA, etc. ... é porque os teus conhecimentos sobre saúde (literacia da saúde) estão a melhorar.

Para saber mais podes ver os filmes:

Sem comentários: